Em 18/06/2018 às 10h52
Cerca de 80 estagiários, que atuam como profissionais de apoio da Educação Especial da rede municipal de ensino, participaram de capacitação na quinta-feira (14), no Centro Administrativo. A ação debateu sobre o trabalho realizado com as crianças com deficiência intelectual e outras síndromes, a fim de aprimorar o atendimento pedagógico a esses alunos.
Marcela Menezes faz estágio como profissional de apoio da Escola Municipal Ermyro Teixeira de Siqueira, no distrito de Vermelho. Segundo ela, o encontro foi importante para auxiliá-la no atendimento a uma aluna com necessidades especiais. "A capacitação me ajudou a esclarecer dúvidas sobre o trabalho que realizo em sala de aula com uma criança com necessidades especiais. Mostrou de que forma fazer para aprimorar esse trabalho", diz.
O conteúdo foi repassado pela coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Pollyana Matos e pela coordenadora do Setor de Creches da pasta, Renata Rheim. No encontro foram apresentados o termo de responsabilidade deste profissional, como o cuidado com alunos, importância da parceria com os professores regentes e pedagogos e de se ter olhar diferenciado para as crianças com necessidades especiais, além dos tipos de adaptações curriculares que podem ser feitas para atendimento às crianças. "Os estagiários esclareceram dúvidas e demonstraram que estão avançando no processo de adaptação curricular. A capacitação foi enriquecedora", avalia Pollyana Matos.
Profissionais da Educação se capacitam sobre autismo
Na última quarta-feira (13), supervisores e professores da rede municipal de ensino e profissionais de Atendimento Educacional Especializado participaram, na Faculdade Santa Marcelina, da palestra "Transtorno do Espectro Autista: conhecer para incluir", ministrada pela mestre de Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto, Renata Capobiango. O evento aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.
"Estamos em constante capacitação e aprimoramento para melhor atender as crianças com necessidades especiais, oferecendo a elas a educação de excelência que merecem", afirma a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé