Reunião da Sociedade Médica de Muriaé
Membros da Sociedade Médica de Muriaé, que tem como presidente o ortopedista Manoel Torres Neves Neto, participaram da reunião mensal da entidade na noite de terça-feira, na Casa de Saúde Santa Lúcia.
Segundo o presidente “os usuários do Sistema Único de Saúde podem satisfeito com o SUS, porém o médico e os hospitais conveniados atravessam uma fase muito difícil para se manter e o profissional não sabe quanto vai receber pelo serviço prestado e nem quando. É caótica a nossa situação”.
Em agosto será realizada a reunião da Urezoma em Muriaé, com a presença dos médicos da Zona da Mata: Juiz de Fora, Muriaé, Além Paraíba, Ubá, Carangola, Leopoldina, Cataguases e muitas outras. Sexta-feira ele estará em Belo Horizonte reunido com os presidentes das Sociedades Médicas de Minas Gerais.
Sobre o novo modelo de reunião da SMM, o Dr. Manoel disse: “Antes de implantar este modelo, nossa Diretoria discutiu por bastante tempo e, realmente, é a forma mais prática de trazer conhecimentos por meio de discussões, como tivemos hoje e isso vai trazer muitos benefícios para nossa comunidade e isso será passado para nossos pacientes”.
Coordenado pelo Dr. Wilson Batista, seguiu-se a parte das palestras tendo como tema ”Uso de Antiinflamatórios”, ministrada pelo reumatologista Fernando Lauriano, pelo nefrologista Helen Silva Filho, pelo gastroenterologista Olinto Muniz e pela pediatra Margareth Sigilião. Ao final, eles participaram de uma Mesa Redonda, respondendo ás perguntas formuladas pela platéia.
Em entrevista á Gazeta de Muriaé, o Dr. Wilson Batista falou sobre a importância da reunião: “Acho que tais reuniões trazem uma importância muito grande não só em termos de discutir alguns assuntos pertinentes ao dia-a-dia, assuntos científicos e a prática geral, mas também traz uma integração para os médicos e a gente discute alguns assuntos de base e alguns que são até muito importantes. Vemos hoje a preocupação que a população tem com a precariedade do atendimento do SUS, a gente vê isso cada vez mais se agravando, pois tem hoje grandes cortes em termos de gasto público com a saúde. Isso traz uma preocupação muito grande porque vemos que é necessário ter o atendimento de qualidade para os pacientes do SUS e a gente também vem discutindo isso no dia-a-dia.
Hoje temos reuniões para as quais são convocados mais de um palestrando, no intuito de dar oportunidade aos colegas de falarem de suas especialidades e dos assuntos mais importantes, além de uma integração maior. Hoje, por exemplo, temos aqui grande parte dos médicos da cidade, e acho que foi um grande sucesso como primeira reunião do ano e acredito que isso irá fazer com que Muriaé se firme ainda mais como pólo de referência da Zona da Mata e comprova que nós merecemos realmente liderar a saúde da nossa região”.
O presidente Dr. Manoel comunicou que um colega será homenageado em cada reunião e que, desta vez, seria o Dr. Waltecy Antônio Garcia. Sobre ele comentou: “A Sociedade Médica achou por bem passar ao Dr. Waltecy uma placa pelos seus 40 de médico e sempre prestando uma assistência médica da maneira mais digna possível à nossa coletividade”. A placa continha os seguintes dizeres: “Dr. Waltecy Antônio Garcia – Parabéns por dignificar a Medicina Muriaeense. Março 2009. Sociedade Médica de Muriaé”.
Em assunto de interesse da classe, o Dr. Antônio Luiz Soares teceu comentários sobre a dificuldade que os hospitais conveniados passam pela redução constante das verbas recebidas, assim como pelo não reajuste dos atos praticados, levando ao fechamento de várias entidades e pronto socorro. O Conselheiro do CRM MG, Dr. Antônio Dírcio Silveira disse que o Conselho Regional de Minas Gerais tem tentado resolver os problemas dos médicos, mas as dificuldades são muitas.
O evento científico finalizou com um coquetel preparado pela Fernanda Castro e patrocinado pelos Laboratórios Aché, Pfizer e Famoquímica.