Em 30/11/2006 às 18h59
Fórum Regional de Cultura promoveu cidadania em conjunto com a educação e comunicação
A cultura em conjunto com a comunicação e a educação foi a pauta das discussões do I Fórum Regional de Cultura, que teve a participação da sociedade civil e agentes governamentais. Os cidadãos presentes tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre a construção das políticas públicas de cultura. O Fórum foi promovido pela Prefeitura de Muriaé, através da Fundação de Cultura e Artes (Fundarte) e aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, no Teatro Zaccaria Marques.
A abertura do Fórum foi na noite de quinta-feira (23) e contou com a presença do Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Gustavo Gazzinelli, que em sua fala sugeriu para o também presente Bráulio Braz, (Deputado Estadual eleito) que lute para o orçamento da Cultura e acrescentou: “Esse Fórum mostra as nossas ações, que fazem parte da nossa dimensão cultural de brasileiros, de nossas raízes”.
Também esteve presente na mesa de autoridades a superintendente de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Carla Guerra, o deputado Bráulio Braz, a superintendente Regional de Ensino, Márcia Olivier Dornelas, o prefeito de Muriaé, José Braz, a secretária Municipal de Educação, Maria Amélia Queiroz Xaia, a superintendente da Fundarte, Gilca Porcaro e o gestor da Fábrica do Futuro de Cataguases, César Piva, além de autoridades locais e de cidades vizinhas.
Com o tema “Contextualização das Políticas Públicas” cada autoridade apresentou o panorama atual das esferas governamentais, o que pode dar uma visão aos presentes da situação cultural da região e do país.
Durante a sexta-feira (24) os participantes trabalharam o tema “Demandas Culturais da região”, que envolveu produtores culturais, artistas, universitários e cidadãos interessados no desenvolvimento cultural do município. Pela manhã cada representante de cada Câmara Setorial no Estado apresentou o panorama de cada área. À tarde os participantes discutiram as propostas para as artes cênicas, artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música e patrimônio. Da Secretaria de Estado de Turismo, o coordenador de Certificação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Rubens da Trindade, falou da importância dos circuitos turísticos. “A certificação em 2007 do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro vai incentivar o desenvolvimento cultural da região”, salientou.
O documento gerado destas discussões em cada setor foi entregue à noite para o deputado estadual Sebastião Costa, ao representante do deputado federal Bonifácio de Andrada, professor Roberto Yasbik, o representante do deputado federal Lael Varella, professor Helder Silveira, ao prefeito de Antônio Prado de Minas, Luís Carlos da Rocha, ao prefeito de Patrocínio de Muriaé, Arlindo Alves Figueira Neto e a secretária Municipal de Educação, Maria Amélia Queiroz Xaia. Será enviada a Carta Aberta aos parlamentares convidados que não puderam participar deste ato democrático para o desenvolvimento da cultura.
A noite fechou com uma apresentação do projeto Tocando a História do Choro, dos músicos Adalton Pereira (flauta), Edmilson Elpes (teclado e voz) e Henrique de Paula (percussão), realizado através da Lei Alcyr Pires Vermelho.
No sábado (25) foi apresentado o tema Economia da Cultura, com destaque para projetos do Patrimônio Cultural, responsabilidade social das empresas e suas repercussões na mídia. Como debatedores a editora do Caderno Dois da Tribuna de Minas, a jornalista Isabel Pequeno, o diretor da Iso 4 Comunicação, o publicitário Sérgio Bara, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e consultor de Patrimônio Cultural da OSCIP Permear, Marcos Olender e a coordenadora de Patrimônio Cultural da Fundarte, a arquiteta Márcia Canêdo. No sábado esteve presente o assessor do deputado federal Virgílio Guimarães, Fernando Terras Rios, que recebeu das mãos do prefeito de Muriaé, José Braz, a Carta Aberta com as propostas para a Cultura Regional.
Logo após outra mesa foi formada por representantes do empresariado local. Como mediador o gestor da Fábrica do Futuro de Cataguases, César Piva e como integrantes o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, César Botaro, o administrador da Unimed, médico Aluísio Aquino, o representante da Faminas, professor Helder Silveira, o presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto, Marcelo Peixoto e o consultor externo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcos Oliveira. Os debatedores falaram das ações de suas empresas no incentivo à cultura e como o vínculo com eventos culturais, esportivos e de lazer estabelece, entre o público e a marca patrocinadora, uma forte interação que ultrapassa a mera relação comercial.