Em 18/05/2018 às 18h44
Uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade celebrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado na sexta-feira (18). Promovida pela Prefeitura e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a iniciativa teve objetivo de alertar e conscientizar profissionais da área e população para a temática.
Com faixas e cartazes, centenas de pessoas, entre profissionais de diversas áreas, representantes e alunos de escolas municipais, estaduais e particulares e beneficiários de serviços públicosb>oferecidos pela Prefeitura, saíram na manhã de sexta-feira da Praça Coronel Pacheco de Medeiros em direção à Praça João Pinheiro, onde a programação foi finalizada com uma apresentação cultural.
A caminhada está inserida nas atividades da Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que incluiu ainda, na quarta-feira (16), seminário no Teatro Zaccaria Marques sobre a importância do combate ao abuso sexual e os atendimentos das vítimas de violência infantil na cidade. "Essa é uma luta extremamente importante e que precisa da atenção da sociedade, em função dos casos de exploração e abuso sexual acontecerem, em sua maioria, no âmbito doméstico. Precisamos informar e conscientizar que isso é crime e precisa ser denunciado e combatido", afirma a assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga.
"Precisamos, juntos, proteger nossas crianças e adolescentes contra a violência", diz prefeito
O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 1973, em Vitória (ES), um crime envolvendo uma menina de 8 anos comoveu o país. A proposta é sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Presente na caminhada, o prefeito Grego lembra que a Administração promove, ao longo do ano, ações para prevenir a violência e o abuso sexual contra este público. "Esta luta tem que ser constante. Não estamos medindo esforços para que os direitos das nossas crianças e adolescentes sejam resguardados. É importante a participação e o empenho de todos na defesa de meninas e meninos muriaeenses", diz.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé