Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/03/2009 às 17h51

Escola São Paulo forma 2ª turma do EJA

Formandos do EJA

Na noite da última quinta-feira (05), a Escola São Paulo formou a 2ª turma do Projeto Vida/EJA. São jovens e adultos que se comprometem no período de dois anos a formar-se no curso primário. A Escola São Paulo teve a iniciativa de desenvolver a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que já é aplicado na cidade, e pretende levar às pessoas a oportunidade de adquirir a educação fundamental (de 1ª a 4ª série) em dois anos.

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas, principalmente jovens e adultos, que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada e querem voltar a estudar.

A solenidade de conclusão de curso contou com a participação dos professores, educadores e familiares. Os alunos fizeram homenagem a Deus, aos professores, aos familiares, aos funcionários, aos amigos e à direção da escola.

“Nós pensamos em tudo que um adulto precisa para ser tornar um cidadão e saber exercer a cidadania, conhecendo seus direitos, e saber também os seus deveres. Nós formamos cidadãos plenos e conscientes de sua cidadania”, explica a professora do EJA, Maria da Glória Guedes Barros.

A aluna do Projeto Vida/EJA, Conceição Firmino de Oliveira, que atualmente é costureira, pretende continuar os estudos. “Meu sonho é ser enfermeira, pois gosto de ajudar o próximo e só estudando eu consigo”, diz Conceição.

Nestes dois anos, os alunos aprenderam, não somente escrita e leitura, mas também História, Cultura, Educação Ambiental, Saúde do Jovem-Adulto Trabalhador, além de visitas ao Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC), palestras sobre meio ambiente, saúde e família, e mostras de conhecimento científico.

Outro grande benefício é que os próprios empresários poderão fazer a inscrição gratuita de seus funcionários que necessitam de auxílio para ampliar seus conhecimentos. O curso é fundamentado em vários conceitos, como compromisso, participação, autonomia, conhecimento, conscientização, criticidade, criatividade, informação, comunicação, transformação, afetividade, solidariedade, liberdade, interação, entre outros.

De acordo com o diretor da Escola São Paulo, José Nicodemos Couto, o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma extensão do Projeto Vida, que começou a ser aplicado no Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (CAIC) em 2004 com a Orquestra de Percussão. “As pessoas tem que ter boa vontade para aprender, já que vamos trabalhar com uma turma muita eclética. Este projeto é para o trabalhador, jovem ou adulto, que por um motivo ou outro não teve a oportunidade de estudar. Porém, vamos respeitar o conhecimento acumulado do aluno, sua história de vida, sua bagagem cultural, trabalhando com suas hipóteses, que certamente enriquecerão os conteúdos trabalhados”, afirmou o Diretor.

A supervisora pedagógica da Escola São Paulo, Márcia Murta, que faz a assessoria pedagógica da EJA, enfatiza ”que esta é uma proposta que tem como objetivo principal suprir as necessidades de algumas pessoas que querem estudar ou prosseguirem com seus estudos, proporcionando-lhes condições necessárias para ampliar seus conhecimentos e, sobretudo, conquistar o direito de atuar plenamente como cidadão crítico, participativo no processo das transformações sociais”.

A escola é a única a desenvolver este projeto na cidade e oferece o curso gratuitamente, inclusive com os professores que atuam na Escola.

Autor: Carlito Gravel

Fonte: GAZETA DE MURIAÉ



Gazeta de Muriaé
HPMAIS