Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/03/2009 às 12h03

Academia de Música Tom Maior

Musicalização Infantil

Caminhando para 17 anos em Muriaé, a Academia de Música Tom Maior tem buscado, a cada ano, um diferencial em seu trabalho com os alunos. Haja visto que a musicalização vem se tornando, ao longo dos anos, uma soma de talentos na vida do ser humano.

Visando ampliar os horizontes a Academia de Música Tom Maior está oferecendo vagas de musicalização infantil para crianças de 02 a 06 anos. Segundo informações das professoras Rita e Alcione, as aulas de música para bebês são realizadas através da “expressão musical”, que tem por objetivo oferecer variedades de situações musicais através de canções, movimentos, instrumentos e atividades lúdicas.

A Academia Tom Maior é uma escola pólo, que recebe alunos de Muriaé e várias outras cidades, como Cataguases, Carangola e Além Paraíba, através de um convênio cultural com o Centro Universitário de Música e com o Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Além disso, oferece cursos de música nos diferentes segmentos, como piano, teclado, violão, guitarra, bateria, flauta, harmonia, percepção, canto coral e prática de conjunto.
                                                                                                                   
A Academia de Música Tom Maior, localizada na Rua Dr. Silveira Brum, 86 - 201 - Centro, orgulha-se de ter formado, nesses 16 anos, excelentes músicos que, atualmente, fazem de seu talento um constante caminhar pelo mundo da música.    


O que é a musicalização?
Em termos específicos, é tornar um indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical.

Em termos práticos, é a pré-escola da música. É a música agindo pela música.

Com a reunião e o desenvolvimento dos métodos é que buscamos atender musicalmente as vivências das crianças, através de sua participação criadora. Pelo aproveitamento desse dom é que se consegue ingressá-los não só na atividade musical, e na forma de expressão, mas também na aprendizagem musical de aquisição de conhecimentos básicos. Efetua-se dessa forma, a musicalização através da atividade intuitiva, que cria um estado mental intelectual favorável à aquisição de conhecimentos musicais.

Quando uma criança ingressa na pré-escola, quais são os objetivos almejados pelos pais, além do início da alfabetização de seu filho? Transferindo estes aspectos para termos musicais e encontraremos aqui uma potente ferramenta de educação voltada para o desenvolvimento global da criança.

O desenvolvimento da musicalidade nas crianças deve estar em conformidade com sua vivência musical e com os métodos utilizados. A musicalização , por si só, já se inicia no lar, com a oferta de ferramentas à criança para que ela descubra os sons e seu universo (discos, canções, instrumentos, objetos sonoros variados, gravuras relacionadas, etc). Na escola, no entanto, deverá se realizar o direcionamento deste interesse para o desenvolvimento de outros aspectos ligados à criança (criatividade, coordenação motora, lateralidade, lógica, estética, etc). Não aconselhamos que se inicie nesta idade o aprendizado musical, que difere da musicalização pelo fato de que, no primeiro, tratamos da aprendizagem de manuseio técnico de um instrumento musical, que deverá aparecer numa segunda etapa, com aproveitamento da musicalização já trabalhada e com a criação do vínculo e do gosto entre a música e a criança.

Por que musicalizar?
A musicalização, além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música, apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, ainda auxiliam no desenvolvimento e aperfeiçoamento da:

- Socialização
- Alfabetização
- Inteligência
- Capacidade inventiva
- Expressividade
- Coordenação motora e tato fino
- Percepção sonora
- Percepção espacial
- Raciocínio lógico e matemático
- Estética

O objetivo central da educação musical é a educação pela música, que engloba vários aspectos do desenvolvimento humano.

 

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: GAZETA DE MURIAÉ



Gazeta de Muriaé
HPMAIS