Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/03/2009 às 11h18

Rotary Internacional: 104 anos de ação social

Sob o lema “Dar de si mesmo antes de pensar em si”, o Rotary Internacional completou, no último dia 23, 104 anos de atividades sociais realizadas através de 33 mil clubes em mais de 200 países. Com 1.2000.000 associados, a entidade destaca-se, não apenas como uma organização voltada para a compreensão universal, mas também como um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária, ética e responsável.

Neste sentido, os rotarianos desenvolvem projetos comunitários, voltados para assuntos atuais e de extrema importância; entre eles, crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência.  

Além disso, apóiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais.

A história do Rotary remonta ao ano de 1905, quando, nos Estados Unidos, o advogado Paul Harris fundou a entidade. Ele reuniu-se com mais três profissionais, formando um grupo de amizade, companheirismo e prestação de serviços à comunidade. Ao longo destes 104 anos, foram muitas as ações, propostas e as atividades com um objetivo comum: promover a paz e a compreensão mundial.

Para comemorar os 104 anos de ação social do Rotary Internacional, o Rotary Club de Muriaé, sob a presidência de Tânia Camargo promoveu, durante sua reunião festiva de segunda-feira, (02/03) um jantar de confraternização entre os membros. O evento também serviu para homenagear o rotariano Haroldo Alves Araújo, membro da entidade há 47 anos.  “O companheiro Haroldo é alguém que participa ativamente e que tem o Rotary no sangue. Ele tem vários afilhados aqui e, sem dúvidas, esta é uma data muito merecida para ele, pois 47 anos não são 47 dias”, ressaltou Tânia Camargo.
 
Ela também deixou seus parabéns ao Rotary Internacional e ao trabalho que a entidade vem realizando em todo o mundo, como a contribuição para a extirpação da poliomielite e diversos projetos educativos: “Para mim, é uma satisfação grande estar conduzindo este clube, que é um clube antigo e já são 66 anos de Rotary em Muriaé, e ter companheiros antigos assim, é uma felicidade muito grande, principalmente porque tenho apenas oito anos de Rotary”, destacou.

Muito emocionado, o homenageado da noite, Sr. Haroldo Araújo, comentou sobre sua participação no clube ao longo de 47 anos: “O Rotary sempre me deu muitas felicidades e me dá até hoje. Eu sou o rotariano com mais tempo de atividade deste clube, embora não seja o mais velho, mas vivi muitas felicidades durante todo esse tempo, muita camaradagem com meus companheiros. Fui presidente por duas vezes, secretário por mais de meia dúzia de vezes e governador por um ano. Então, foi uma vida rotária muito feliz e eu agradeço isso tudo aos meus companheiros, que vieram hoje aqui me homenagear”.

A dupla solenidade contou, ainda, com a presença do presidente da Unimed – Muriaé, o rotariano Maurício Abreu. Além de comentar sobre sua associação ao clube, ele também parabenizou o Rotary Internacional pelos seus 104 anos: “Vejo o Rotary como uma prática de companheirismo e de amizade, uma forma de conversar com profissionais de outras especialidades, que não são da minha profissão, que é muito enclausurada, já que a gente só convive com médicos. Meu pai me trouxe para o Rotary quando eu cheguei a Muriaé, em 1976, e aqui estou até hoje. Tive uma grata satisfação de conviver com rotarianos de dedicação extrema e de muito companheirismo, que foram homenageados com justa causa, como o Paulo Fraga e o companheiro Haroldo Araújo”.

Da mesma opinião compartilhou o rotariano Dr. Francisco Rocha que, ciente do papel da entidade à qual é associado, não economizou elogios e congratulações ao companheiro Haroldo: “É um prazer muito grande pertencer ao Rotary. Aqui, nós temos um grupo de pessoas que são homens livres, profissionais capacitados de todas as áreas, ligados ao principal objetivo do Rotary, que é a paz mundial. É uma pessoa como o Haroldo Araújo, que convive aqui há 47 anos, destaca-se como um exemplo de ser humano, de homem na comunidade, de profissional e, principalmente, de rotariano”, finalizou.

Autor: Carlito Gravel

Fonte: GAZETA DE MURIAÉ



Gazeta de Muriaé
HPMAIS