Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/02/2009 às 17h24

Aluna da ESP vence concurso de desenho do Lions

Talento Premiado

Como instituição que prima não só pelo conhecimento cultural e pelo processo educacional, a Escola São Paulo (ESP), ciente da importância da formação humana e ética de seus alunos, procura incentivá-los à participação em eventos realizados na comunidade – sejam campanhas sociais, concursos ou cerimônias diversas. Os resultados são sempre positivos, seja pelo recebimento de algum título, ou mesmo pelo simples espírito participativo no cumprimento do papel de cidadão.
  
Já no começo de 2009, a ESP comemora uma conquista importante, obtida pela aluna Tainá, da 7ª série. Aos 13 anos, a adolescente acaba de vencer um concurso de cartazes, dê âmbito regional, promovido pelo Lions, sendo selecionada para a fase nacional. Com o tema “A paz começa dentro de você”, o Lions Clube partiu de uma seleção municipal, da qual Tainá saiu vitoriosa. Seu desenho foi, então, enviado para Juiz de Fora para concorrer com outros, de mais doze distritos leonísticos e também foi considerado o melhor.

Preparando-se para a última fase do concurso, Tainá conta sobre seu processo criativo e agradece o incentivo da escola: “Fiz o desenho de uma mulher com um mundo dentro da barriga. A intenção foi de mostrar a mãe transmitindo a educação para o filho, indicando, também, que a paz começa com ela a partir da gestação. Fiquei muito feliz em ter vencido, pois havia muitos participantes. Gostaria de agradecer a escola, que é muito boa e traz muitas oportunidades”, ressalta a aluna, que é filha de uma funcionária da ESP.

A solenidade de premiação de Tainá aconteceu na noite de quinta-feira (12), durante a cerimônia do Lions Barra em homenagem aos seus ex-presidentes e fundadores. Presente ao evento, o diretor da Escola São Paulo, professor José Nicodemos Couto, parabenizou a entidade pela iniciativa: “O Lions é uma entidade que tem um serviço histórico prestado a Muriaé e hoje estamos aqui para esta justíssima homenagem que a atual presidente, Tânia, presta aos ex-presidentes e fundadores, leoninos que sempre colocaram essa instituição a serviço da nossa sociedade”.

Para ele, este papel social do Lions torna a parceria com a ESP ainda mais significativa: “Para nós, é fundamental estarmos ao lado destes clubes de serviço de Muriaé. E em função desta importância e desta visibilidade que este clube tem, é que ficamos orgulhos com o convite de participar do concurso de desenhos. Nós incentivamos esta ação entre nossos alunos, pois era uma forma de eles poderem dizer, através da expressão gráfica, o que seria a paz para eles”, pontuou Nicodemos.

E de acordo com o diretor, a escolha não foi nada fácil: “Foi muito difícil selecionar, dentro da escola, o melhor desenho, pois eram muitos, e todos muito bons. Inclusive a própria Tânia Gusman, presidente do Lions, ao nos visitar, teve essa dificuldade, pois todos os trabalhos tinham uma excelente qualidade. O desenho da nossa aluna Tainá, levado para Juiz de Fora, acabou sendo escolhido como o melhor. Como diretor da Escola São Paulo é emocionante acompanhar essa conquista, que demonstra que nossa escola, ao permitir que seus alunos participem das mais diversas atividades, comprova que está no caminho certo da formação do ser humano”.

A emoção da vitória também tomou conta da família da aluna Tainá, que não esperava por tão rápido desenvolvimento da adolescente e nem conhecia seus dotes artísticos: “Esta homenagem, para mim, foi a maior surpresa e nem tenho como agradecer à Escola São Paulo que mudou totalmente o jeito de ser da minha neta, que hoje está mais comunicativa, mais dinâmica. Agora ela ainda vence este concurso e nós nem sabíamos que estava tão capacitada para isso. A Escola São Paulo mostra, a cada dia, que é um colégio capaz de mudar os alunos, ajudar em suas conquistas, surpreendendo sempre a gente”, finalizou a avó de Tainá, D. Delcides das Graças.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: GAZETA DE MURIAÉ



Gazeta de Muriaé
HPMAIS