Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/02/2009 às 17h13

Bloco do Papagaio abre alas no Carnaval de Muriaé

Bloco do Papagaio

Entre as atrações do Carnaval antecipado de Muriaé, realizado entre os dias 12 e 15 de fevereiro, o “Bloco do Papagaio”, do Bairro Aeroporto, com toda sua alegria, ginga e harmonia, chamou a atenção do público presente ao desfile, que aconteceu na Praça João Pinheiro.
  Fundado em 2007, através do Movimento Pró-Cultura – projeto ligado à Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Alcyr Pires Vermelho)-, com apoio da Prefeitura de Muriaé/Fundarte, o Bloco do Papagaio tem procurado, desde seu primeiro desfile, levar sua comunidade para a avenida, colocando em pauta temas de interesse da coletividade.
  O nome do bloco remete ao passado do bairro Aeroporto que, em seus primórdios, era conhecido como “Morro do Papagaio”. Como projeto sociocultural e educativo, que atua como instrumento de inclusão e transformação social naquela comunidade, o Bloco do Papagaio tem por objetivo buscar meios que permitam a interação da arte e da cultura com a difusão da ética, cidadania, solidariedade e paz.
  Por meio desta iniciativa tem sido possível, ainda, oferecer às crianças, adolescentes e jovens, uma formação artística conceituada, por meio de oficinas de percussão. “As crianças e jovens de bairros periféricos da cidade são pessoas expostas aos riscos e vulnerabilidade sociais, sujeitos a serem cooptados pela marginalidade e pelo mundo do crime, já que vivem em condições precárias, muitas vezes, sem o mínimo de qualidade de vida satisfatória”, ressaltam os coordenadores do Bloco, Sandro Carrizo e Marlúcia Magalhães.
  E foi essa consciência social que os foliões levaram para as ruas de Muriaé, mostrando o que o Carnaval tem de melhor e trazendo muita alegria para o público.
  O Bloco do Papagaio agradece o apoio de toda comunidade do bairro Aeroporto.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: GAZETA DE MURIAÉ



Gazeta de Muriaé
HPMAIS