Em 13/02/2009 às 10h20
Com a chegada do novo ano, muitas pessoas dão inicio ao planejamento de suas atividades para o próximo ano. Aqueles que precisam aprimorar o estudo de idiomas para conseguir uma melhor posição no mercado, devem seguir algumas dicas para alcançar o seu objetivo.
Segundo a coordenadora do departamento pedagógico da Fisk, Vera Bianchini, o primeiro passo na escolha de um curso de idioma é responder perguntas como: Eu quero aprender?; Por qual motivo?; Estou motivado a aprender outro idioma?; O que vou ganhar com o curso?, pois elas ajudam a pessoa a refletir sobre a real necessidade do curso para sua carreira profissional e o quanto ela está disposta a se empenhar.
“Não basta começar o curso, deve-se antes se perguntar se realmente há um interesse pela língua. Muitos dos casos de desistência acontecem por esse motivo. Começar um curso sentindo-se na obrigação de aprender não ajuda a continuar as aulas. É preciso querer aprender”, completa Vera.
O segundo passo é entender que não existem passes de mágica em relação ao aprendizado. Aprender é um processo que exige tempo. Por isso é importante não acreditar em propostas que prometem que em seis meses ou menos o aluno já sairá fluente no idioma. “O importante é estabelecer sua prioridade no aprendizado como querer aprender o idioma para fazer uma viagem ou para fazer apresentações na empresa em que trabalha”, destaca a coordenadora.
METODOLOGIA DE ACORDO COM O PERFIL
Na Fisk os cursos estão divididos nas modalidades “ensino regular e personalizado”. A primeira tem um modelo tradicional de ensino, no qual as turmas são formadas por vários alunos e o estágio possui datas de início e término pré-determinados. “Se o aluno já possui um certo conhecimento da língua, ele consegue acelerar o término de curso. Da mesma forma que, um aluno que possui menos conhecimento do idioma, aprende de acordo com sua necessidade e limites. Cada aluno segue o seu ritmo”, afirma Vera. A segunda, segue um modelo um pouco mais independente de aprendizado.
O importante é manter-se empenhado nas aulas e nas atividades extras oferecidas pela escola como interação com outros alunos, aulas de apoio, laboratórios de multimídia, bibliotecas, CD-Roms, Fisk Net (atividades on-line), aulas extras de conversação, laboratório áudio ativo-comparativo, em que aluno simula diferentes diálogos e se auto-avalia, etc.
SOBRE A FISK
Fundada em 1958 a rede de escolas de idiomas brasileira Fisk comemora 50 anos com 500 mil alunos distribuídos em cerca de mil escolas, sendo 31 próprias, utilizadas como modelos da aplicação de sua metodologia, 105 no exterior e 830 franqueadas. O grupo, que se tornou fundação em 1992, está presente em seis países: Brasil, Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai.
A instituição oferece cursos de inglês para adultos e crianças a partir dos quatro anos de idade e cursos de espanhol para um público acima dos 13 anos. Recentemente lançou os cursos de informática e português para brasileiros. Dessa forma, a empresa amplia sua atuação no mercado e passa operar como um centro de ensino e não apenas uma escola que oferece o aprendizado de línguas estrangeiras.
FISK MURIAÉ em novo endereço: Rua Dr. Silveira Brum, 86 - Sala 101 - (32) 3721-3428