Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/02/2009 às 09h46

Palestra para classe contábil

Eliton, Roberto Morais e Luis Dagnoni

Palestra traz atualização a profissionais da classe contábil

Destacado no último ano como um dos profissionais mais procurados no Brasil, o contador é, sem sombra de dúvidas, uma figura fundamental em um país famoso por tantos impostos e burocracia.

Também conhecido como contabilista, este profissional é responsável por fazer os registros contábeis das empresas, cuidando de suas documentações, aberturas e fechamentos. Cabe ainda a ele prestar assessoria, fazer declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc. Para tanto, é primordial que apresente conhecimentos avançados de matemática financeira e de leis tributárias, organização, precisão e uma grande vontade de manter-se atualizado - em função da mudança rápida de leis e tributos.

Pensando nesta necessidade constante de atualização, é que o Sindicato dos Contabilistas de Muriaé, em parceria com a Federação do Comércio de Minas Gerais (FECOMERCIO MG), Sindicato dos Contabilistas de Minas Gerais, SINESCONTABIL e Federação dos Contabilistas, trouxe a Muriaé, no último dia 10, um dia de palestras técnicas sobre assuntos atuais das áreas contábil e tributária. Entre os assuntos, foram debatidos o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a redução de Dívidas com o INSS pela Súmula Vinculante nº 8 do STF e a Substituição Tributária.

As Palestras Itinerantes do Fecomércio MG foram ministradas no horário de 08h às 18h, no anfiteatro da Biblioteca da Faminas, reunindo, entre sindicalizados, acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis e demais profissionais, cerca de 70 pessoas. “Este evento, sendo realizado na faculdade, permite mostrar aos estudantes como é o funcionamento prático da relação entre o contador e o empresário, e traz uma maior motivação para que os alunos façam o curso não visando apenas ao diploma, mas para que desejem sair daqui sabendo alguma coisa da profissão”, explicou o palestrante Roberto Rodrigues Morais, encarregado das palestras da parte da manhã.

Para ele, que além de contador, é advogado, e já exerceu atividades no INSS, foi consultor da COAD, e vem mantendo contato com várias universidades e federações através de suas palestras, é muito importante que os órgãos representativos da classe empresária e da classe contadora mantenham uma parceria: “É importante porque estes órgãos lutam pelo interesse da classe, pelo crescimento econômico, manutenção dos postos de trabalho. Além disso, quando o contador evita que o empresário desperdice dinheiro com cargas tributárias – e vale lembrar que a nossa é a maior do mundo -, ele está preservando a capacidade de gestão da empresa”, destacou.

Na parte da tarde, foi a vez do professor Isaías Jonas de Andrade ministrar sua palestra, na qual abordou o novo Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido como SPED. “Com a adoção da Nota Fiscal Eletrônica, o contribuinte passou a ter os dados fiscais em tempo real, e assim foi ficando mais vigiado pelo fisco”, resumiu o contador, que também exerce várias atividades em consultoria jurídica.

As Palestras Itinerantes do Fecomércio foram trazidas a Muriaé dentro de um cronograma de atividades propostas pela atual diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Muriaé, que tem por objetivo o fortalecimento da classe e a integração de profissionais experientes no mercado com a nova safra de contadores, recentemente formados ou ainda em período acadêmico. Para a realização do evento, o Sindicato contou com o apoio institucional da FAMINAS e com a organização da Ciclus. Todos os participantes das palestras irão receber certificado emitido pela Faminas. 

Ao término do evento, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Muriaé, Luiz Dagnoni Filho, mostrou-se satisfeito com a resposta do público: “Acredito na força da repetição espaçada. Sempre que possível batemos na mesma tecla e o pessoal vai percebendo que estamos querendo fazer o melhor pela classe. Estamos procurando informar os contadores sobre as mudanças que vêm ocorrendo. A Lei 11.638 mudou totalmente o aspecto contábil e se nós não fizermos cursos de conhecimento e de desenvolvimento de capacidades, vai ficar difícil... Acredito que a classe está percebendo isso e começando a comparecer em maior número”, finalizou Dagnoni.
Segundo informou a Cicluss Treinamentos e Eventos, empresa responsável pela organização e realização de eventos do sindicato, no decorrer de 2009, acontecerão diversas atividades e palestras promovidas pelo Sindicato dos Contabilistas em parceria com a FAMINAS, fortalecendo assim o propósito de oferecer novos aprendizados para a classe.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: GAZETA DE MURIAÉ



Gazeta de Muriaé
HPMAIS