Em 09/02/2009 às 14h20
Foram três dias de muita emoção e ansiedade em busca da concretização de mais um sonho. Ao todo, 589 alunos da Faminas receberam os tão almejados diplomas entre a tarde de 29 e a noite de 31 de janeiro.
Para celebrar a conquista de seus acadêmicos, a instituição realizou 13 Solenidades de Formatura no Salão Nobre, reunindo docentes, familiares dos formandos e demais convidados.
No primeiro dia de cerimônias, formaram-se as turmas de Terapia Ocupacional, Turismo, Sistemas de Informação e Farmácia. Já na sexta-feira (30), aconteceram as solenidades de Colação de Grau de Enfermagem, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição, Administração e Direito. O sábado (31) ficou reservado para as cerimônias dos formandos em Ciências Contáveis, Fisioterapia, Serviço Social e Educação Física.
Este é um momento crucial para muitos formandos, pois marca uma transição da vida acadêmica para a profissional, quando poderão mostrar o que aprenderam ao longo dos anos de faculdade, tanto em matéria de teoria, quanto na prática, através dos estágios.
“É um momento importantíssimo, pois é também a consagração de todo o trabalho realizado pela faculdade, um trabalho sério, que preza pelo aluno, pela construção do conhecimento em todos os pilares que constroem uma faculdade – o ensino, a pesquisa e a extensão”, destacou o coordenador de Cursos Extensão da Faminas, Mário Fernando Rodrigues Júnior.
Para o gerente Administrativo da instituição, Eduardo Goulart, a conquista dos 589 alunos também tem um significado de grande relevância para a Faminas e para o fomento da economia regional: “São vários novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho de Muriaé e da região, alguns até já contratados através de contatos durante estágios ou de atuação prévia na profissão. Temos certeza de que, investindo em nossos alunos, estamos contribuindo para o crescimento e para o desenvolvimento econômico e cultural de toda a região micro-cultural de Muriaé”.
E os investimentos da Faminas não param por aí. Neste ano, foram abertos dois novos cursos, Biomedicina e Pedagogia, ambos autorizados pelo MEC. “Estamos comemorando muitas vitórias. Além desses cursos já aprovados, o Diário Oficial da União trouxe, neste dia 30 de janeiro, a autorização de funcionamento da Licenciatura em Música. Ainda no dia 29, o MEC aprovou nosso projeto para o processo de Medicina e, a partir de agora, acreditamos que já é possível sonhar concretamente com o curso de Medicina, talvez para o próximo ano”, revelou o diretor acadêmico da Faminas, Roberto Santos Barbieri.
Outra grande conquista da Faminas foi o recente recebimento do título de “Instituição Socialmente Responsável”, um reconhecimento da Associação Brasileira de Mantenedores de Instituições de Ensino Superior (ABMES), fruto da grande quantidade de projetos de pesquisa, cultura e extensão desenvolvidos pela Faculdade em seus sete anos de existência.
Desde que abriu suas portas em 2002, a Faminas já realizou 2.504 projetos de Extensão, Cultura e Pesquisa, para os quais contou com o empenho de 5.404 docentes e de 7.655 alunos, totalizando 145.241 horas em atividades. Além de servirem de grande campo de prática para os acadêmicos - que têm a oportunidade de adquirir experiência profissional – e de incentivar o engrandecimento curricular dos professores, tais projetos têm um reflexo direto em toda a região, pois são desenvolvidos especialmente para o atendimento de comunidades.
As iniciativas de Extensão, Cultura e Pesquisa da Faminas já beneficiaram 725.572 pessoas, número que corresponde a sete vezes a população de Muriaé.