Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/02/2018 às 09h58

Exames dão resultado negativo para febre amarela em Muriaé

Análise feita por laboratório de BH descarta doença como causa de internação de pacientes que deram entrada no HSP; Prefeitura segue oferecendo vacina nos postos de saúde

A febre amarela foi descartada como causa da internação de dois pacientes que deram entrada no Hospital São Paulo nos últimos dias. A informação vem da Fundação Ezequiel Dias, laboratório de Belo Horizonte responsável pela análise do sangue coletado na semana passada, confirmando que os exames de ambos deram negativo para a doença.

O resultado reitera a informação emitida na última quinta-feira (25), pelo médico Daniel Licy, a respeito da morte da senhora de 79 anos que era uma das pessoas internadas sob suspeita de febre amarela. Na ocasião, o infectologista relatou que a paciente veio a óbito em consequência de uma icterícia obstrutiva - ou seja, de obstrução das vias de passagem da bile, o fluido que é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula. O problema também provoca amarelamento da pele, mas não tem, necessariamente, relação com a doença causada pelos mosquitos Haemagogus e Aedes aegypti.
image

Prefeitura oferece vacina contra febre amarela nas unidades de saúde da cidade
Enquanto isso, a Prefeitura continua realizando a campanha de vacinação contra a febre amarela - vale lembrar que, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, uma dose da vacina é suficiente para oferecer proteção por toda a vida. A imunização está disponível em todos os postos de saúde da cidade e vem sendo aplicada de acordo com escala criada pela Secretaria Municipal de Saúde, para melhor aproveitamento do prazo de validade dos frascos. "Estamos trabalhando, sempre atentos e empenhados para proteger os muriaeenses contra a doença", afirma o prefeito Grego.

Confira a escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé:
Segundas-feiras: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar
Terças-feiras: PSF Safira, Barra I e Inconfidência
Quartas-feiras: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho
Quintas-feiras: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto
Sextas-feiras: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

* Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina; se não tiver o cartão, levar documento de identificação pessoal.
* As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h (sem intervalo para almoço).



Gazeta de Muriaé
HPMAIS