Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 07/10/2008 às 09h52

3ª mostra de conhecimentos científicos E.S.P

Grandes nomes da História Universal Mundial começaram suas carreiras a partir de estudos profundos e de pequenos inventos e descobertas, até que pudessem desenvolver algum projeto de real significado para a humanidade. Ciente da importância da pesquisa e da necessidade de incentivar seus alunos a “botarem as mãos na massa”, é que a Escola São Paulo (ESP) tem investido em iniciativas que primam pela união da teoria à prática, como a “Mostra de Conhecimentos Científicos”, realizada na manhã do último sábado 27 de setembro.
  Em sua 3ª edição, cujo tema foi “Educação Ambiental – Ciência e Tecnologia”, o evento levou à instituição um número considerável de visitantes, que puderam checar o que, de fato, as aulas de Ciências, Física, Biologia, Química e Educação Física têm trazido de atual e prático para a vida dos alunos da ESP, como revelou o professor de Física, Alécio Monteiro: “A escola tem que prestar o conhecimento e este tem que ter uma função na vida das pessoas. O principal objetivo da nossa Feira é este: colocar em prática o que o aluno aprende em sua vida acadêmica. Nós tivemos, portanto, uma exibição de muitos trabalhos novos, alguns surpreendentemente”.
  De acordo com a orientação da Escola São Paulo, o engajamento dos alunos e a doação aos projetos fazem toda a diferença e, por sua vez, servem de estímulos, para eles mesmos, às novas descobertas, como forma de aprimorar algum talento técnico-científico nos diferentes campos do conhecimento humano. “Estas inquietações geradas nas aulas é que incentivam nossos alunos à intervenção quanto à liberdade de criar, interagindo com a própria realidade, com base nas informações e na cultura de aventurar-se por novos caminhos”, ressaltou Márcia.
  Destacaram-se projetos voltados para a preservação da Amazônia (fauna e flora), cuidados com a água, combate à Dengue, funcionamento do corpo humano, utilização de plantas medicinais, alimentação adequada, reciclagem de material, ilusão de ótica, dentre outros. Segundo o professor de Física, Erick, as expectativas foram superadas, graças ao aprofundamento temático dos trabalhos e ao apoio material da Diretoria e da Coordenação da escola: “Do Ensino Médio ao Fundamental, foram escolhidos temas bem atuais e próximos da realidade deles e a escola deu essa liberdade para a escolha do projeto. Assim, pudemos comprovar um alto nível de aprendizagem por parte dos alunos e uma interação considerável com os visitantes da Mostra Científica”.
  Responsável por coordenar o trabalho sobre os cuidados com a água, a professora Maria de Fátima Sanches levou seus alunos para uma visita a uma instância de águas, com o objetivo de colocá-los em contato direto com o assunto: “Foi muito importante, porque eles puderam ver a preservação e o cuidado com a fonte de água mineral. Nossa prioridade é trabalhar com os alunos no sentido de cuidar de nossa água, preservando e evitando a poluição, para que futuras gerações não venham a ser prejudicadas pelo descaso atual. E foi grande o empenhos das turmas, o que resultou em um projeto gratificante, que justifica nosso esforço de trabalho em conjunto”, destacou.
  Para o diretor da Escola São Paulo, José Nicodemos Couto, as atividades apresentadas durante a Mostra de Conhecimentos Científicos vêm ao encontro da proposta da instituição de integrar o aluno à realidade da comunidade, em constante interação com as situações diárias: “É um trabalho que mostra a qualidade da nossa educação, que abrange desde as crianças da Educação Infantil, os adolescentes do Ensino Médio, até os jovens do Ensino Fundamental. O aluno tem que estar inserido em problemas que, muitas vezes, acredita estarem distantes dele. Por exemplo, temos sim, que falar da Amazônia, mas não podemos nos esquecer do Rio Muriaé e do problema do lixo. Nossa visão é de educar integralmente para a cidadania e isso pressupõe direitos e deveres – direito de termos um mundo melhor e o dever de atuar para que isso aconteça”, finalizou Nicodemos.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS