Em 30/11/2006 às 13h52
Com o tema CCEM% Negro: Identidade e Cidadania, o Centro Cenecista de Muriaé, CCEM, fez uma homenagem, através dos alunos, ao Dia da Consciência Negra.
Edimilson Mota, Coordenador e professor de Artes do CCEM, esteve a frente do projeto que visou trabalhar a questão étnico- racial, a inclusão, igualdade racial e as diferenças enfrentadas pelo negro no país. “É um desafio, é algo novo. O CCEM está saindo na frente, abordando e trazendo esta temática para a escola, rompendo com o silêncio”.
Segundo Edmilson, quando se trabalha as diferenças com os alunos dentro da sala de aula, não precisa diretamente abordar a palavra discriminação, mas sim trabalhar as diferenças que cairão na questão do preconceito racial; o enfoque do projeto foi a questão da discriminação racial.
Durante o trabalho apresentado, o ponto principal foi mostrar o negro como sujeito da história, que sempre esteve ali, a construindo. “Os livros escolares nunca deram um espaço para o negro na condição de sujeito, nunca mostrou a história do ponto de vista do negro e, sim, sempre do ponto de vista do dominante, que era e é o branco”, destacou o coordenador de artes.
O projeto teve um resultado gratificante, pois segundo professores, foi possível perceber nas discussões do aluno, que eles estão bem inteirados do assunto e, conseqüentemente, isso também acaba refletindo na família; no dia a dia o aluno comenta em casa e ao longo do tempo os resultados aparecem.
Este projeto foi um trabalho interdisciplinar, com a professora Rúbia, na História, professora Zélia Isabel, na Produção de Texto, Rogéria, na Língua Portuguesa e Carolina Flores, como professora de dança na Educação Física.