Em 22/09/2008 às 14h55
Credenciada no ano de 2001, a FAMINAS oferece, atualmente, 15 cursos de graduação, freqüentados por estudantes de Muriaé, da região e de outros estados. Destaca-se, assim, como instituição de extrema importância para a disseminação do conhecimento, além de contribuir para o desenvolvimento do município, fomentando a economia local.
Sua concepção, dentro dos mais modernos conceitos da educação superior, com instalações que aliam estética e funcionalidade, teve por objetivo suprir uma lacuna que havia no ensino muriaeense e de cidades circunvizinhas. Primando pela excelência na escolha de seu corpo docente, investimento em pesquisas, atividades de lazer e desporto, projetos de extensão e integração comunitária, a FAMINAS sagrou-se como ponto de referência em Muriaé.
Mas as conquistas não param por aí e a grande novidade é a possibilidade de que a instituição passe a oferecer, em breve, o tão aguardado Curso de Medicina, e já obteve a aprovação para conveniar, no final de agosto, com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), a mais forte estrutura hospitalar do estado, que oferece, anualmente, um número considerável de vagas – cerca de mil - para residência médica em Minas Gerais.
O passo foi extremamente significativo, já que uma das exigências do Ministério da Educação (MEC) é que a faculdade seja conveniada a uma instituição que ofereça residência médica, pois os alunos, ao terminarem a faculdade, têm que fazer uma especialização durante dois anos, no mínimo. “Podíamos ter todos os outros quesitos, investimento em laboratório, biblioteca na área de saúde, organização, mas este convênio era fundamental, além de abrir perspectivas de estágio para os alunos de todos os cursos da área de saúde da FAMINAS”, completa o diretor acadêmico, Roberto Barbieri.
A estrutura atual da FHEMIG inclui 20 hospitais, centros hospitalares, institutos e casas de saúde, perfazendo mais de dois mil leitos. Publicado no Órgão Oficial do Estado em 27 de agosto, o convênio foi assinado no dia anterior, na Secretaria de Estado da Saúde, em Belo Horizonte, com presença do presidente da FHEMIG, Luís Márcio Araújo Ramos, do diretor da mantenedora da FAMINAS, Misael Artur Ferreira Varella, e do diretor de Ensino e Desenvolvimento de Pessoas da FHEMIG, Dr. Christiano Canêdo.
“Esta assinatura deve-se, principalmente, à ação do Dr. Chistiano Canêdo que, através de sua dedicação e apoio, permitiu que o convênio saísse dentro do prazo exigido pelo MEC, não mediu esforços para trazer um apoio ao desenvolvimento da cidade de Muriaé. Estamos aguardando agora a nomeação da Comissão de Verificação, que virá à FAMINAS para averiguar nossas instalações e estrutura, enviando, a seguir, suas conclusões ao MEC. Então, será preciso, ainda, a assinatura do ministro e a publicação no Diário Oficial. Sendo otimista, eu tenho a impressão de que, no decorrer de 2009, a Faculdade de Medicina seja aprovada”.
Segundo o diretor, esta iniciativa tende a trazer melhorias consideráveis para a saúde de Muriaé, inclusive para os hospitais locais, que poderão também oferecer residência: “Para isso é preciso ter um número de professores, ou seja, médicos com Doutorado na área, infraestrutura e bibliotecas – e, neste quesito podem usar a da FAMINAS. Mas o Dr. Christiano Canêdo ofereceu-se para estar em Muriaé e reunir-se com as representatividades hospitalares. Ele quer contribuir para a implantação dessas residências em nossos hospitais. A gente enxerga, dada a maneira como o processo tramita, que, caso algum hospital deseja abrir residência, esta só poderia estar funcionando em 2010. No entanto, se tivermos essas vagas de residência para oferecer em Muriaé, os hospitais tendem a elevar, em muito, sua condição, pois será algo vantajoso para eles, já que passarão a ter maior recebimento de verba do SUS, além de trazerem para Muriaé mais especialistas e de oferecerem oportunidade de aperfeiçoamento aos médicos da cidade”, finaliza.