Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/09/2008 às 10h30

Segurança no trânsito: Direito e dever de todos

Como acontece em todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, o Brasil irá comemorar a “Semana Nacional do Trânsito”. É um momento de reflexão, quando toda população deve procurar conscientizar-se quanto à relevância do respeito por este espaço coletivo e pela vida humana, principalmente porque os acidentes de trânsito constituem a principal causa de morte no país.
  Para este ano, o Contran optou por começar com a educação no trânsito desde cedo, elegendo as crianças como tema da campanha. O objetivo é conscientizar pedestres, crianças, ciclistas e condutores sobre seus direitos e deveres, além de sensibilizar pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança infantil no trânsito. Assim, as atividades educativas serão desenvolvidas por todos os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
  De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no Brasil em 2006. Desse total, 818 foram vítimas fatais. 
  Há que se considerar, ainda, que o último ano bateu o recorde de venda de motos no país, já que se trata de um dos veículos mais práticos, econômicos e de fácil aquisição. Daí a necessidade de atenção mais que redobrada e de respeito às leis de trânsito, premissa que deve ser seguida à risca por motoristas e pedestres, que ainda figuram como as principais vítimas.
  Se para o motociclista valem observações como não usar de alta velocidade em vias públicas, ter atenção redobrada quando carros param em sinais dando preferência a pedestres e nem cortar pela direita, para os pedestres fica a dica: toda a atenção é pouca. Os motoristas também precisam fazer uso das setas e respeitar as motos, ao invés de simplesmente tentar fechá-las e achar que não passam de um incômodo a mais no trânsito. Como se vê, é uma questão de respeito, acima de tudo.
    Para que tenhamos um trânsito mais humanizado e seguro não basta apenas abordar o tema uma vez ao ano – o trabalho deve ser sistemático e contínuo. Os pais, como primeiros educadores, através de seus exemplos também são os responsáveis em transmitir aos filhos as condutas corretas não só no trânsito, mas em todas as situações com as quais se depararem ao longo da vida, estimulando desta forma, o exercício pleno da cidadania.  Já a escola tem a obrigação de reforçar essas questões, o que é perfeitamente possível, em todas as disciplinas, projetos e atividades desenvolvidas.
  Mas a conscientização verdadeira está na prática da atividade de direção. Dirigir não é brincadeira, exige atenção, paciência, respeito e discernimento. É responsabilidade de cada motorista e de cada motociclista cuidar da própria vida, do trânsito e da vida dos pedestres!
_ A nossa empresa, líder de vendas no ramo de motocicletas  tem o prazer de colocar no mercado um número cada vez maior de motos Honda, mas, também se empenha na responsabilidade de conscientizar seus clientes de que uma Honda proporciona o prazer  da pilotagem se aliado as praticas de segurança no trânsito, respeito as leis e boa conduta entre motoristas, motociclistas e pedestres, só assim teremos uma real segurança nas ruas de nossas cidades.
  A Honda dá asas aos seus sonhos e a Motolider te ajuda a voar seguro.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS