Em 03/01/2018 às 23h08
Janeiro de 2018 - O IBOPE Repucom divulga o ranking digital dos clubes brasileiros em janeiro de 2018, destacando o crescimento anual dos times com as 40 maiores bases digitais do Brasil. Ao longo de 2017, os clubes monitorados somaram juntos 15,8 milhões de novas inscrições em suas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), um avanço de 14% referente ao ano anterior. Do total de novas inscrições, 50% (8 milhões) se concentraram em apenas cinco clubes: Flamengo (2,8 milhões), Corinthians (1,8 milhão), Palmeiras (1,3 milhão), São Paulo (1,2 milhão) e Grêmio (1 milhão). O destaque fica com a equipe do Flamengo que registrou o maior volume de inscritos entre todos os clubes nacionais, mais que o dobro do Corinthians, segundo clube com maior volume de novas inscrições no ano que passou. O time ainda obteve uma importante evolução em seu canal de YouTube, passando de pouco mais de 300 mil inscritos em janeiro para 730 mil em dezembro, um avanço de 143%. Em janeiro de 2017, os rubro negros tinham o 4º maior canal entre os clubes de futebol e encerraram o ano como o maior canal do segmento. Quanto à evolução das plataformas, o ano passado foi especial para o desenvolvimento do Twitter. A plataforma foi a que mais cresceu entre os clubes de futebol monitorados. Com 7,8 milhões de novas inscrições nas contas das equipes de futebol, o montante de inscritos aumentou 22%, alcançando 42,6 milhões de seguidores das páginas dos times brasileiros. O YouTube foi a plataforma que registrou o menor volume de novos inscritos, mas obteve uma evolução de 66,3% na comparação de janeiro com dezembro, a maior variação de crescimento entre as plataformas analisadas. Veja abaixo o levantamento com a evolução de 2017 de cada um dos clubes: |