Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 02/01/2018 às 23h03

Empresas brasileiras devem aderir ao eSocial em 2018

As grandes empresas devem aderir em janeiro e as micro e pequenas empresas tem prazo até julho de 2018 para aderir ao sistema

O eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) entra em operação na próxima segunda-feira, dia 8, para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Em fase de testes desde o mês de agosto do ano passado, a plataforma concentra a prestação de 15 tipos diferentes de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias ao governo federal - atualmente informadas separadamente. Em janeiro, entram 13,7 mil empresas, com 15 milhões de trabalhadores, fornecendo dados cadastrais e as tabelas do empregador. Só em março entram os dados dos trabalhadores e os chamados eventos não periódicos, como demissões e afastamentos.
Audio Boletim eSocial Mais News
As informações da folha de pagamento serão agregadas em maio, havendo ainda outras duas etapas, encerradas com os dados de saúde e segurança do trabalhador em janeiro de 2019. Julho é o prazo para as demais empresas estarem adaptadas, incluindo as pequenas e os Microempreendedores Individuais (MEIs) com funcionários.
Este grupo, que abarca 4 milhões de empreendimentos e totaliza 23 milhões de trabalhadores, é o que mais preocupa, segundo especialistas, por ainda não ter começado a adaptação. Por fim, em janeiro de 2019, entram os órgãos públicos, com oito milhões de funcionários.

A diferença é que esses dois últimos grupos vão cumprir as cinco fases de adesão ao eSocial em seis meses, em vez de ao longo de um ano, como acontecerá com as grandes empresas. - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/12/cadernos/jc_contabilidade/603665-esocial-entra-em-operacao-e-exige-atencao-redobrada-das-empresas.html)


Gazeta de Muriaé
HPMAIS