Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/12/2017 às 12h42

Programa de Educação Ambiental da CBA mobiliza comunidade escolar de municípios da Zona da Mata

Curso de educação ambiental, realizado pela empresa com professores da rede pública, promoveu conhecimento e trouxe resultados concretos para as escolas

Ao longo dos últimos quatro meses, professores da rede pública dos municípios de Muriaé, Miraí, Rosário da Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre, Miradouro, Fervedouro, Cataguases, Itamarati de Minas e Descoberto participaram do Curso de Atualização em Educação Ambiental, projeto realizado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), por meio de seu Programa de Educação Ambiental - PEA. Primeiro os professores passaram por uma capacitação, e depois, foram motivados a aplicar o conhecimento em projetos nas escolas. No dia 7 de dezembro, um encontro realizado pela Companhia promoveu a integração dos professores, profissionais da área de meio ambiente e educação para apresentar e reconhecer as inciativas de destaque.

Com o tema "Escola Sustentável: o poder do sonho coletivo a favor do meio ambiente", o curso de Atualização em Educação Ambiental aconteceu em agosto.  Por meio de atividades coletivas propostas por uma equipe especializada em mobilização de comunidades, foram repassadas metodologias e ferramentas para que os professores criassem projetos que integrassem a comunidade escolar e as famílias, e, ainda, estimulassem a criação de práticas ambientais sustentáveis.

 

Após passarem pela primeira fase de capacitação, os professores foram motivados a desenvolverem os projetos nas escolas e buscar apoio dos alunos e de toda a comunidade. Como resultado, surgiram trabalhos como revitalização de espaços da escola como criação de jardins; limpeza do ambiente escolar; pintura nos muros e criação de gincanas educativas entre os alunos; reutilização de material reciclável; criação de jardins e horta verticais, dentre outras ações.

 

Além de capacitar os professores, a equipe da CBA também acompanhou todo o processo de implantação dos projetos nas escolas. De acordo com o gerente da unidade da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, o curso de Atualização em Educação Ambiental é uma iniciativa que traz grandes resultados, pois leva o conhecimento para dentro da sala de aula, capacita os professores e também promove o relacionamento com as comunidades. "O curso de atualização em educação ambiental tem a intenção criar um ambiente propício para que os educadores se transformem em "agentes multiplicadores" da consciência ambiental. O objetivo da CBA com o curso é formar pessoas mais conscientes do espaço que ocupam no planeta e do seu papel como cidadãos que usufruem dos bens naturais disponíveis e que precisam se preocupar com as gerações futuras", afirma o gerente.

 

No dia 07 de dezembro, a culminância do projeto contou com a participação de 17 professores de 9 instituições de Muriaé, Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Fervedouro e Rosário da Limeira. Durante o evento, os presentes também conheceram as instalações da CBA em Miraí e viram de perto como é o processo de extração e beneficiamento da bauxita. O grupo também visitou as áreas onde a Companhia realiza o projeto de reabilitação de áreas mineradas, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa.  Após a visita, todos os participantes e convidados se dirigiram à Pousada Paraíso, que fica localizada na BR 356, estrada Muriaé-Ervália, km 246, onde foi servido o almoço e aconteceram as apresentações dos projetos executados pelos professores participantes da culminância.

 

Iniciativa vencedora

Durante o encontro, os professores apresentaram seus projetos para uma equipe de cinco jurados, formada por profissionais que atuam na área de meio ambiente e educação da região.  A equipe de jurados era formada por: Marina Ferreira Silva, licenciada em Ciências Biológicas e coordenadora do Projeto de Educação Ambiental da ONG Iracambi; Renato Gomes, engenheiro florestal, analista ambiental e coordenador regional de Educação Ambiental e Relações Institucionais - IEF, além de Coordenador Geral do Fórum Regional de Educação Ambiental - ForEA; Valmir Barbosa Rosado, Engenheiro Agrônomo; Mestre em Solos e Nutrição de Planta, analista ambiental do IEF e coordenador do Núcleo Regional de Regularização Ambiental de Muriaé; Ana Eurica de Oliveira Mendes licenciada em Normal Superior pela UNIMONTES-MG, especializada em Administração e Manejo de Unidades de Conservação pela UEMG, MBA em Gestão Ambiental pela Faculdade de Viçosa-FDV e Magister Scientiae pela Universidade Federal de Viçosa, atualmente desenvolve diversos projetos de educação ambiental no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro; e Juliano Nogueira, graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina. Mestre em Biologia Celular e Estrutural, pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, analista Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, atualmente como Assessor Pedagógico da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, atuando na coordenação de ações e projetos pedagógicos, professor de Ciências e Biologia, pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Tutor da Graduação em Ciências Biológicas, pela Fundação CECIERJ/CEDERJ.

 

As quatro melhores iniciativas foram premiadas, cada uma com um prêmio destinado à escola.

 

O projeto destaque foi "Escola com vida" da E. M. Coronel João Vieira do município de São Sebastião da Vargem Alegre. O projeto foi idealizado pelas professoras Carla Cristina Massi e Rafaela Fonseca da Silva e contou com várias ações que envolveram alunos, pais e comunidade. Entre os destaques do projeto estão a gincana entre as turmas que mobilizou os estudantes, um desfile de roupas confeccionadas com materiais reciclados e a criação de uma área verde com uso de matérias reciclados, além da pintura dos muros da escola. Todas as ações tiveram grande envolvimento da comunidade escolar e principalmente dos alunos.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS