Instituído há cerca de uma década, o “Dia do Educador Físico”, 1º de setembro, marca uma data voltada para a reflexão das conquistas desta classe que, embora regulamentada há pouco tempo, sempre contou com a atuação de profissionais competentes, responsáveis por destacar a relevância do desenvolvimento físico.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, as funções do chamado “Educador Físico” vão além dos cuidados com o corpo - incluem também o trabalho com o bem-estar social, biológico e psicológico do ser humano, que necessita da atividade física para se manter saudável, garantindo sua qualidade de vida. Assim, é fundamental que este profissional tenha competência o suficiente para disponibilizar para seu aluno uma série de exercícios de acordo com suas necessidades. E nunca é demais lembrar: atividades físicas sem acompanhamento adequado podem gerar transtornos diversos, como lesões, dores, ou até problemas mais sérios.
Felizmente, nos dias de hoje, as pessoas já compreendem a importância de um profissional na orientação de suas atividades, haja vista o crescente número de academias no mercado. Porém, não se pode esquecer que a profissão de Educador Físico não deve ser desenvolvida por alguém que não tenha buscado uma qualificação teórica e prática.
É com esta perspectiva que trabalha o muriaeense Osni Marques Nunes, graduado em Educação Física há 25 anos e Pós-graduado em “Atividade física para a promoção da saúde e qualidade de vida”. Proprietário das Academias Cia. do Corpo e Raia 4, o educador é uma referência em ética e profissionalismo.
Osni, sempre buscou conciliar a experiência em campo com a formação teórica e, constantemente, participa de eventos que promovam o aprimoramento profissional e o incentivo de seus alunos. Sua grande paixão é a natação, atividade que, para ele, é uma das mais completas: “A natação é muito eficaz, pois é um exercício que envolve toda a musculatura do corpo. Mas os benefícios não estão apenas ligados ao físico, servem, ainda, para relaxar a mente e ativar a memória, aliviando o stress, diminuindo a tensão e atuando na recuperação de lesões, além de ser um ótimo tratamento respiratório”, destaca o professor.
Com 20 anos de atuação em Muriaé – sempre sob os cuidados de Osni Marques -, a Raia 4 tem se destacado como uma referência regional, dada a seriedade com que coloca em prática sua missão de satisfazer, profissionalmente, as necessidades de seus alunos na prática da natação no mais alto nível de qualidade. O objetivo é proporcionar um equilíbrio físico e mental, o prazer pela atividade física e a realização permanente do ser humano, colaborando com a melhoria de sua saúde, estética e desenvolvimento.
Pelo trabalho ético e competente que vem realizando no município, através das Academias Cia. do Corpo e Raia 4, o professor Osni Marques Nunes contribui, de forma dinâmica para a saúde e o bem-estar de centenas de muriaeenses. Por isso, é um dos grandes destaques na construção da história de Muriaé!