Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/11/2017 às 22h30

Ano novo, casa nova: veja guia para adquirir imóveis em 2018

Empresário e especialista no mercado imobiliário, Carlos José Berzoti, apresenta dicas para compras e investimentos

Com 2018 se aproximando, as pessoas começam a pensar nas resoluções de ano novo. Algumas pensam em trocar o carro, fazer uma viagem internacional ou começar uma dieta. Mas há quem queira ir um pouco mais longe e decide se planejar para comprar a casa própria.

E o especialista em mercado imobiliário Carlos José Berzoti traz uma boa notícia para quem está decidido tirar o sonho do papel. O ano de 2017 apresentou uma ligeira melhora, uma vez que a venda de imóveis tem crescido nos últimos meses, sendo um presságio de recuperação deste mercado. "Acredito que a redução de juros tem grande impacto nisso, os valores aplicados estão sendo direcionados para outro tipo de investimento", afirma.

No entanto o que vem a seguir pode ser menos agradável, já que as construtoras e incorporadoras estavam liquidando as unidades por preços mais baixos, as próximas unidades devem demorar pelo menos 24 meses para serem vendidas com descontos.

Ainda assim, a busca por um imóvel em 2018 pode ser menos complicada e até sair mais barata. Mas vale lembrar que há diversos fatores envolvidos na compra de um imóvel, como financiamento bancário, espaço e localização, se é para investimento ou para residir, entre outros.

Por isso, para quem pretende fazer um financiamento, o especialista recomenda além de visitar o banco em que possui conta, também verificar outros. "A Caixa Econômica Federal, uma das principais opções por oferecer as menores taxas e também o programa Minha Casa, Minha Vida, já injetou R$ 8.700 Bilhões para crédito da casa própria, o que estava restrito, mas os bancos privados também estão com taxas bastante competitivas para operação de crédito imobiliário", destaca Carlos.

Uma vez decidido se o imóvel será para investimento ou para residir e a partir dessa decisão escolher um lugar que atenda às necessidades do comprador, sendo espaço e localização os aspectos mais importantes. "Imóvel para investimento deve estar em regiões de fácil acesso ao transporte público e com bom valor de retorno sobre a locação. Sem esquecer de verificar as taxas de condomínio e IPTU", conclui.
image

Carlos José Berzoti é empresário e palestrante especializado no mercado imobiliário. É graduado em contabilidade, corretor de Imóveis com certificação IREM, especialização internacional para administração de condomínios e gestão de patrimônio. Também é membro integrante da Diretoria de Condomínios da AABIC



Gazeta de Muriaé
HPMAIS