Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/11/2017 às 22h22

Solenidade marca encerramento do ano de instrução do Tiro de Guerra de Muriaé

O Tiro de Guerra 04-016, órgão parceiro da Prefeitura, formou em Muriaé mais 87 atiradores para a reserva não remunerada do Exército Brasileiro. A solenidade de encerramento de 2017 aconteceu no último sábado (25), na sede do TG, na Barra. Durante este período, os jovens passaram por formação cívica e militar, aprendendo noções de hierarquia e disciplina.

Durante a cerimônia, os atiradores fizeram o juramento e prestaram continência individual à Bandeira. Houve ainda a entrega de diplomas e certificados àqueles que se destacaram nas atividades de instrução.

"Às vezes, o Serviço militar obrigatório tem o estereótipo de perda de tempo. No entanto, recomendo para todos que tiverem oportunidade de ingressar, pois é uma oportunidade única. No Tiro de Guerra aprendemos sobre hierarquia, disciplina e criamos novas amizades, algo que vamos levar para o resto da vida", conta o atirador Ewander Nascimento, que pretende seguir carreira militar.

O Tiro de Guerra 04-016 é um dos mais antigos de Minas Gerais em atividade ininterrupta. Criado em 1946, o TG é uma organização militar de formação do Exército, que tem como missão formar atiradores para a reserva não remunerada da Força Armada e, principalmente, transmitir aos jovens valores como civismo e patriotismo, além de virtudes como lealdade, camaradagem, disciplina, coragem, dedicação e autoconfiança.

O instrutor-chefe do TG 04-016, subtenente Ednei Valle, afirma que os objetivos propostos para este ano foram alcançados. "Esperamos que os atiradores ponham em prática os ensinamentos ministrados, como lealdade, disciplina, camaradagem, responsabilidade e amor à pátria, pois lhes ajudarão na formação de cidadãos responsáveis com a comunidade e com a nação. Eles saem mais capacitados do que quando aqui chegaram. Foram lapidados com a formação militar", diz.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS