Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/11/2017 às 07h52

181 Disque Denúncia completa 10 anos com mais de 7,6 milhões de chamadas e 734 mil denúncias

Com média de 256 denúncias por dia, população já ajudou a prender mais 167 mil pessoas e a retirar de circulação 33 toneladas de drogas e 18 mil armas de fogo

Sete milhões e seiscentos mil é o número de chamadas direcionadas ao 181 Disque Denúncia ao longo de uma década de operação em Minas Gerais. Em dez anos de funcionamento do serviço, completados nesta semana, foram 734 mil denúncias e uma média de 760 mil chamadas por ano.

Por dia, são cerca de 2 mil ligações. Destas, uma média de 256 se transformam em denúncias. O canal de comunicação tem sigilo absoluto e anonimato garantido e é uma importante contribuição ao trabalho da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública.

Na última década de atuação, foram mais de 33 toneladas de drogas retiradas de circulação por meio das denúncias anônimas. Destas, quase 12 toneladas somente de cocaína, maconha e crack.

Também é contabilizada a retirada de 18 mil armas de fogo, como fuzis e submetralhadoras, do poder de criminosos. Além disso, nestes dez anos foram mais de 167 mil conduções, prisões, apreensões e ou recapturas, conseguidas por meio da ajuda do cidadão, que é quem faz a ligação.

O balanço também aponta que as denúncias que chegaram ao DDU possibilitaram a apreensão de cerca de R$ 22 milhões em espécie. Parte deste dinheiro é proveniente do tráfico de drogas e jogos de azar.

Foram apreendidas nas operações policiais desencadeadas devido às denúncias 8 mil balanças de precisão e 210 mil cartuchos de munições. Estes dados refletem a confiança do cidadão mineiro no serviço, que é operacionalizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e do Instituto Minas pela Paz.

O crescimento da participação popular pode ser percebido quando a avaliação ano a ano dos números aponta um crescimento do número de chamadas e, consequentemente, do número de denúncias geradas. Em 2008, primeiro ano efetivo de funcionamento do DDU, foram registradas 36.360 denúncias.

Somente de janeiro a outubro de 2017 foram 66.148. O Governo do Estado comemora, mesmo sem ter fechado o ano corrente, um aumento de 81% no número de denúncias quando comparado o primeiro ano efetivo de funcionamento do serviço e os números não finalizados de 2017.

Para o subsecretário de Integração da Sesp, Marcelo Vladimir Corrêa, estes dez anos são fundamentais para demonstrar a consolidação do programa perante a sociedade mineira.

"Nós creditamos o sucesso de todos os resultados alcançados à efetiva participação de cada cidadão nos 853 municípios do estado e à integração e empenho das forças policiais do Estado. Isso demonstra que a parceria entre cidadão e sistema integrado de segurança pública é um caminho que contribui para a redução da criminalidade em Minas Gerais", destaca o subsecretário.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS