Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/09/2008 às 16h56

29 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

  Além de matar, anualmente, no Brasil, 125 mil pessoas, o cigarro faz vítimas entre aqueles que aspiram o ar poluído por sua fumaça. Pelo menos 2.655 não-fumantes brasileiros morrem por ano – por câncer de pulmão, infarto e acidentes vasculares cerebrais. O consumo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo, depois do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool.
  A partir dos números assustadores que comprovam o malefício da convivência com o tabaco, é que, neste ano, foi atribuído ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, comemorado em 29 de agosto, o tema ‘‘Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos’’. A meta é conscientizar para o cumprimento da Lei 9294/96, que proíbe o consumo de cigarro em ambientes fechados e transportes coletivos.
  No entanto, como bem ressalta a pneumologista Raquel Braga Dutra Gonçalves alerta, o perigo, na maioria das vezes, pode estar onde nem se imagina: “É preciso pensar que, se em uma família os pais fumam, as crianças ao redor também estão sendo atingidas pela fumaça, o que os torna fumante passivos. Outro perigo são os grandes centros, onde há uma maior concentração dessa fumaça. O cigarro libera o monóxido de carbono, que também é liberado pela fumaça do ônibus”.
  Segundo ela, é fundamental que o fumante tome consciência de seu vício e procure curar-se dele, já que nunca é tarde para parar de fumar. As campanhas também são fundamentais e devem ser veiculadas constantemente. “É comum ver uma maior conscientização da população na época da Campanha, pois é quando se expõe, de maneira mais clara, os malefícios do cigarro. Mas essa conscientização tem que existir sempre, a população precisa ser educada e estar alerta aos problemas que o fumo traz para quem fuma e para quem recebe a fumaça”, completa Dra. Raquel.
  Outro dado alarmante diz respeito aos jovens que, cada vez mais, envolvem-se com o cigarro. Existe uma chance de que 50% das pessoas que experimentam uma única vez venham a se tornar fumantes no futuro. O índice também tem aumentado entre as mulheres. Por isso é importante frisar que o cigarro, além de criar uma dependencia prejudicial à saude, possui substâncias cancerígenas, encontradas no alcatraão. “É daí que resulta o câncer de pulmao, labios e boca; a situação piora se a pessoa for propensa ao câncer, que poderá se manifestar na bexiga, rins e no cólo do útero, no caso de fumantes do sexo feminino”.
  Como se percebe, não se trata de um assunto em que é possível destacar prós-e-contras. O tabagismo só leva a resultados negativos – tanto para quem fuma quanto para quem é vítima de sua fumaça fatal.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS