Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/09/2008 às 16h54

Semana do Excepcional defende inclusão social

“Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade”. Este foi o lema da “Semana Nacional do Excepcional”, promovida pela APAE Muriaé, que termina nesta sexta-feira (29), com uma Celebração Eucarística, apresentações artísticas dos alunos da entidade e inauguração da quadra de esportes e das novas instalações da sede.
Tradicionalmente celebrada no período de 21 a 28 de agosto, a “Semana Nacional do Excepcional”, instituída no ano de 1964, tem como objetivo permitir maior sensibilização e conscientização da população e dos governos em favor da busca da garantia de direitos das pessoas com deficiência e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político.
Em nosso município, as atividades comemorativas da APAE, que tem como presidente Messias Soares Vardiero, procuraram envolver todos os segmentos sociais. No domingo (24), aconteceram celebrações de Ação de Graças em todas as igrejas, com participação de alunos em suas comunidades.
Já na segunda-feira (25) e na terça-feira (26), a comemoração estendeu-se à valorização do patriotismo e da cultura brasileira. Sob coordenação do TG 04-016, os alunos da APAE participaram, na sede do Lar OZanana, de atividades cívicas alusivas ao “Dia do Soldado”. Em seguida, viajaram para Ubá, onde se apresentaram no Festival de Capoeira.
Na quarta e na quinta-feira (27 e 28), a temática “Direitos Humanos, Diversidade e Promoção da Dignidade” foi debatida em duas rádios locais por autoridades municipais, empresários e pessoas com deficiência. Aconteceu, ainda, uma reunião com as famílias e a comunidade escolar, quando alunos já incluídos no mercado de trabalho deram seus depoimentos. A qualificação profissional foi abordada pelos responsáveis por setores de Recursos Humanos de empresas parceiras da APAE.
Com a mobilização em torno da Semana do Excepcional, a APAE espera ampliar as oportunidades de inclusão social aos portadores de deficiência. A associação defende um processo de inclusão social gradativo e responsável, ou seja, a preparação devida, das escolas para que possam receber estudantes que necessitam não apenas de recursos para acessibilidade física, mas também para a capacitação de professores e preparação dos demais alunos.
A Semana do Excepcional é, portanto, um reflexo de um posicionamento claro da APAE que, em seus 53 anos de atuação no Brasil, tem como principal meta a integração social, familiar e profissional dos excepcionais, através de um diálogo produtivo e de trocas constantes com a comunidade.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS