Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 25/10/2017 às 17h10

Casas Lar instituições de acolhimento ao menor em estado de vulnerabilidade tem novo espaço em Muriaé

 As duas Casas Lar, instituições mantidas pela Prefeitura de Muriaé, estão funcionando em novo endereço desde a última sexta-feira (20). A inauguração da sede provisória, localizada agora na antiga Casa da Menina, na Barra, aconteceu na tarde desta terça-feira (24). O novo espaço, mais amplo e confortável, oferece melhor atendimento para as 43 crianças e adolescentes acolhidos.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga, conta que cada detalhe foi executado pensando no bem-estar das crianças e adolescentes - alguns cômodos foram, inclusive, climatizados, entre eles, o berçário. "Esta nova estrutura dá o tom de casa, proporcionando mais qualidade de vida aos acolhidos", diz.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, parceiros da Casa Lar e representantes do Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário e de instituições da cidade. O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Muriaé, Adriano Nakashima, aprovou as novas instalações. "O espaço está mais amplo e agradável. Ao andar pela Casa verificamos que cada detalhe foi pensado para atender as crianças da melhor forma possível", diz. "Esta estrutura vem coroar o brilhante trabalho que é realizado nesta instituição. As novas dependências não lembram em nada um local de acolhimento", elogia o promotor da Infância e Juventude de Muriaé, Fábio Laureano.

Nova Casa Lar oferece espaço mais humanizado com infra-estrutura adequada para receber crianças e adolescentes

imageO Serviço de Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente, popularmente conhecido como Casa Lar, garante a proteção e moradia provisória para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono, ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir esta função. Na instituição, uma equipe multidisciplinar realiza diversas ações com os acolhidos, como: apoio sociofamiliar, assessoria técnica e defesa de direitos, apoio à convivência social e comunitária, oficinas lúdicas, entre outras.

image
O prefeito Grego, que fez a inauguração do novo espaço, afirma que o objetivo da Administração é oferecer um atendimento cada vez melhor aos acolhidos nas Casas Lar. "Entregamos um local mais humanizado, decente e familiar, para que as crianças e adolescentes possam se sentir, realmente, em casa. Investir na criança hoje é construir um futuro melhor, e é isso o que nós queremos: oferecer um futuro muito melhor para todos os pequenos muriaeenses", afirma.

imageGabriela Marquito

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS