Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/10/2017 às 14h48

Curso Qualidade de Vida através das Plantas Medicinais e do Autoconhecimento

No último domingo, 01 de outubro, os farmacêuticos de Muriaé, Carlos Cerqueira Magalhães e Fernando Amaral Calais estiveram na cidade de Dona Euzébia- MG, para ministrar o 2º módulo do curso Plantas Medicinais e Autoconhecimento, onde entre outras práticas, ensinaram sobre a produção de xarope artesanal nos moldes farmacêuticos, óleo de côco e óleos essenciais (aromaterapia).

As atividades do curso aconteceram em meio à natureza no SPA Eliana Lea, um espaço muito agradável regado a uma alimentação saudável e variada.

image

O curso que conta com certificado da Universidade Federal de Viçosa, contempla quatro módulos de um domingo por mês e aborda não somente a terapia com plantas mas também o autoconhecimento de uma maneira geral, com temas sobre medicina tradicional chinesa, testes bioenergéticos, técnicas de respiração e meditação.

Isso vem ao encontro de uma necessidade cada vez mais evidente: do ser humano voltar para dentro de sim mesmo e entender as causas que geram tantos desequilíbrios, aprender a lidar melhor com emoções de stress e ansiedade, as quais têm sido relacionadas a tantas doenças como diabete e hipertensão.

Segundo Cerqueira o automatismo e a mecanicidade da vida moderna, através das exigências do sistema econômico, têm gerado muitos equívocos em relação ao que realmente importa na vida, não adianta haver pessoas muitos eficazes profissionalmente e pouco felizes. O que importa realmente são as relações humanas e uma maior liberdade sobre nossos próprios condicionamentos e crenças limitantes.

Um dos recursos para auxiliar nesse processo de autoconhecimento é a aromaterapia, que se utiliza de óleos essenciais, produtos aromáticos com moléculas extremamente pequenas, capazes de atravessar facilmente a barreira hematoencefálica e exercer um efeito terapêutico no sistema límbico do cérebro, responsável pelas alterações de
humor, emoções como prazer, dor e raiva, além de estar ligado diretamente a memória.

image

De acordo com Calais o uso da Fitoterapia como alternativa terapêutica já está consolidado na socideade atual, entretanto, alguns cuidados devem ser seguidos a fim de que se promova uso adequado e responsável, confrontando o conhecimento popular com o científico, além de sempre estar consultando um profissional farmacêutico na escolha da melhor opção terapêutica.

Em tempos de tantos problemas sociais, é bom saber que existem trabalhos com a proposta de tornar as pessoas mais conscientes e saudáveis.

A quem se interessar em levar o curso para sua cidade, os contatos para maiores informações são: elianaleam@gmail.com
(32)99937-0102 / (32)99102-0707 (whats) / (32) 3721-1194.

imageimage

image



Gazeta de Muriaé
HPMAIS