O trabalho das 17 comissões permanentes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na discussão e no aperfeiçoamento das proposições que tramitaram na Casa foi bastante efetivo no primeiro semestre de 2008. Exemplo disso são as inúmeras emendas, subemendas e substitutivos apresentados aos projetos remetidos à sanção do governador neste ano.
Uma das comissões de grande destaque foi a de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, a qual o deputado Braulio Braz é vice-presidente. A equipe que compõe essa comissão, conseguiu junto ao governo federal R$1,675 milhão para ser investido no Laboratório de Análise da Qualidade do Leite da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (LabUFMG). O objetivo dos parlamentares é dobrar a capacidade de atendimento a toda demanda do Estado.
Os assuntos de interesse do cidadão mineiro também fazem parte do dia-a-dia das comissões. Várias audiências públicas foram realizadas buscando entendimentos, soluções e esclarecimentos para questões ligadas à vida da população.
Para discutir a qualidade do leite consumido, os processos utilizados em análise e a sua fiscalização, Braulio Braz, solicitou através de um projeto de sua autoria, a realização de uma audiência. O deputado presidiu a reunião que contou com a presença de 10 convidados.
A comissão também reuniu para discutir e conhecer o estudo histórico que comprova a participação do Estado do Espírito Santo no circuito turístico da Estrada Real; e foi a Rio Preto, na Zona da Mata, avaliar o potencial turístico daquela cidade e região.
Atendendo a um requerimento de autoria do parlamentar, a comissão incluiu em sua agenda de visitas as cadeias das cidades de Muriaé e Leopoldina, a fim de verificar as condições das instalações físicas, dos equipamentos, bem como a lotação da população carcerária. Além dessas, mais seis cadeias foram visitadas no interior do Estado: Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Frutal, Ubá, Cataguases e Patrocínio.
A comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo ainda realizou uma visita técnica à empresa Helicópteros do Brasil S.A. (Helibras) em Itajubá, no Sul de Minas, para conhecer as ações para expansão do seu parque produtivo. Segundo o deputado Braulio Braz é muito importante a realização de visitas como esta, pois, "é preciso apoiar e incentivar as empresas que trazem investimentos para o nosso Estado, que geram grandes índices de empregos e contribuem com uma maior circulação monetária em Minas através de amplas produções", ressaltou.
Braulio Braz também esteve em visita pela comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial em uma plantação de oliveira na fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), na cidade de Maria da Fé. Na área de pesquisa, existente há aproximadamente cinco anos, foi extraído, o primeiro azeite de oliva extra virgem do país.
Devido ao seu grande empenho e dedicação, o deputado Braulio Braz ainda foi eleito presidente da comissão especial instituída na Assembléia Legislativa para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/08, que cria a Polícia Técnica e Científica de Minas Gerais. A justificativa para essa comissão é que atualmente, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal são responsáveis pelas perícias na Polícia Civil, e não têm autonomia nem recursos suficientes para o desempenho de suas atribuições legais. Por isso, é preciso que o órgão ganhe mais autonomia para atuar com imparcialidade na busca da verdade, respaldando a ação da justiça.
No total, as 17 comissões permanentes da ALMG e as comissões especiais, realizaram 365 reuniões ordinárias neste 1º semestre, sendo 26 conjuntas. Também aconteceram 132 reuniões extraordinárias, 25 audiências no interior e 33 visitas. Foram ouvidos 889 convidados e aprovados 734 requerimentos.