Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/09/2017 às 15h13

Prefeitura de Muriaé envia Plano Municipal de Saúde para apreciação de Conselho

Documento apresenta aplicação de recursos financeiros para quatro anos seguintes com finalidade de melhorar serviços

O Plano Municipal de Saúde (PMS), responsável por estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da saúde da Prefeitura de Muriaé para os próximos quatro anos, foi apresentado nesta quarta-feira (13) aos membros do Conselho Municipal de Saúde. O documento, que foi lido na sala de reuniões do prédio do CD Moda, tem a finalidade de aprimorar o atendimento à saúde pública, com o planejamento de recursos para cada setor.

Devido ao número de páginas do documento e a duração das explanações, a votação dos conselheiros ficou para um próximo encontro. Espelho do Plano Plurianual que determina os programas e planejamento financeiro da Administração para os próximos quatro anos, o PMS foi construído obedecendo às normas técnicas do Ministério da Saúde. Coordenadores de cada departamento da Secretaria Municipal de Saúde enviaram as suas planilhas de atividades, serviços e gastos para o setor Administrativo para que, contabilizados, formassem o planejamento financeiro a ser implantado nos anos de 2018 a 2021.

O documento levou em conta o crescimento populacional da cidade e a evolução econômica, assim como a vulnerabilidade social e as questões educacionais. Foram contabilizados os gastos com a imunização da população com vacinas, vigilância sanitária, controle epidemiológico, assistência em saúde especializada, assistência hospitalar e farmacêutica, materiais educativos, entre outros serviços realizados pela Prefeitura.

Prefeitura trata saúde como prioridade da Administração

O Plano Municipal de Saúde aguarda a próxima reunião do Conselho de Saúde, que acontecerá na quarta-feira (20).Em seguida, ele será enviado para a Câmara Municipal e será apreciado e votado pelos vereadores.

A saúde vem sendo tratada como prioridade para a Prefeitura. "Nos cinco primeiros meses de 2017, nós investimos 27,5% do total de nossos recursos no setor, enquanto que o exigido por lei é de 15%. Logo, estamos investindo quase o dobro do que a lei exige. Trabalhando desta forma, vamos contribuir para a melhoria daqualidade de vida de toda a população e construir um novo caminho para os muriaeenses", informou.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS