Em 05/09/2017 às 17h30
05/09/2017 - Cerca de 40 professores da rede pública de ensino, de nove municípios da Zona da Mata mineira, participaram do curso de atualização em Educação Ambiental promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA). O tema trabalhado em 2017 foi "Escola Sustentável: o poder do sonho coletivo a favor do Meio Ambiente" e engajou os professores a pensarem maneiras diferentes de trabalhar as temáticas da educação ambiental no contexto escolar.
O curso aconteceu nos dias 9 e 10 de agosto, na Pousada Paraíso, em Muriaé, e contemplou professores dos municípios de Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miraí, Miradouro, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.
"Esse ano, o projeto trouxe questões levantadas pelos próprios professores nas edições anteriores. Muitos deles afirmam que diante da atual grade curricular é difícil promover projetos de educação ambiental, ainda mais reunir a escola em torno do assunto", afirma Elson Cristiano da Silva, coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional das unidades de mineração da CBA. A partir deste diagnóstico, a CBA convidou uma equipe especializada em mobilização de comunidades para ministrar o curso. De forma dinâmica e cooperativa, utilizando jogos e atividades coletivas, eles ensinaram metodologias e ferramentas para que os professores possam criar projetos, integrando a comunidade escolar e as famílias, e ainda, estimularam a criação de práticas ambientais sustentáveis entre alunos e professores.
Para a professora Simone Teixeira, que ministra a disciplina de Ciências para alunos do 6º ao 9º ano na Escola Municipal Profª Elza Rogério, de Muriaé, o curso foi bastante inovador e as dinâmicas aplicadas poderão ajudar os professores em suas escolas. "Já estou aplicando os conhecimentos adquiridos no curso. Mobilizei algumas pessoas e vamos fazer um projeto interdisciplinar envolvendo alunos, professores, pais e até membros da comunidade. Fizemos o primeiro encontro e identificamos o sonho comum, agora vamos trabalhar para alcançá-lo", comemora.
Em novembro, os professores participantes serão convidados a compartilhar os resultados dos projetos.
Sobre a CBA
Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos.