Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/08/2017 às 15h48

CASAS LAR DE MURIAÉ FUNCIONARÃO NA ANTIGA CASA DA MENINA

As duas Casas Lar, instituições mantidas pela Prefeitura de Muriaé, serão instaladas na antiga Casa da Menina, na Barra. O objetivo da mudança de local é oferecer melhor atendimento a cerca de 50 crianças e adolescentes acolhidos, em um espaço mais amplo e confortável. O local está passando por reformas e adaptações, e a inauguração da sede provisória acontecerá em setembro.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga, conta que o atual espaço físico das Casas Lar (localizadas na Avenida Vicente Alves, bairro Prefeito Hélio Araújo, conhecido como "Bico Doce") não comporta mais o tipo de atendimento a ser realizado com os acolhidos. "Desde o período de transição, quando fomos conhecer as duas Casas, nos assustamos com a estrutura e o espaço físico. São locais muito pequenos e que não possuem a estrutura adequada para acomodar a quantidade de crianças e adolescentes, e nem de trabalho para os técnicos que atuam nas instituições", diz.

Ainda segundo Giselle, a Prefeitura possui um projeto de construção de uma sede definitiva para a Casa Lar. "Mesmo com esse projeto, não quisemos aguardar, pois as Casas Lar estão funcionando em local que não é mais adequado para a quantidade de pessoas que atende atualmente", completa.

CASAS LAR OFERECEM CUIDADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

As Casas Lar garantem a proteção e moradia provisória para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono, ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir esta função. Nas instituições, uma equipe multidisciplinar realiza diversas ações com os acolhidos, como: apoio sociofamiliar, assessoria técnica e defesa de direitos, apoio à convivência social e comunitária, oficinas lúdicas, entre outras.

O prefeito Grego afirma que o objetivo da Administração é oferecer um atendimento cada vez melhor aos acolhidos nas Casas Lar. "Queremos dar a essas crianças e adolescentes um espaço mais amplo e confortável, para que possam se sentir, realmente, em casa e desenvolver suas atividades diárias da melhor forma possível. Assim, com investimento e ações, vamos construir um novo caminho na área social de Muriaé", diz.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS