Em 14/08/2017 às 21h38
Entre os dias 10 a 13 de agosto, no distrito de Pirapanema, foi realizada a 7ª edição do Gastronomia na Serra, um dos principais eventos do calendário cultural e gastronômico de Muriaé. A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é uma das apoiadoras do evento e, esse ano, esteve presente com um estande onde apresentou seus projetos socioambientais, além do café produzido em áreas mineradas e reabilitadas.
De acordo com o gerente das unidades de mineração da Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, o Gastronomia na Serra é um evento de grande visibilidade para a região e essa foi uma oportunidade para apresentar os projetos realizados pela CBA e também apoiar as iniciativas de desenvolvimento local. "Queremos evidenciar que a mineração de bauxita é responsável, que promovemos o desenvolvimento sustentável para estas e para as futuras gerações, com respeito à vida e ao meio ambiente", complementa o gerente.
Visando a melhoria contínua de suas operações, a CBA reabilita as áreas mineradas na região, utilizando como metodologia estudos e trabalhos científicos realizados em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. Além disso, estão sendo executadas dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a conservação hídrica nas áreas onde ocorrerão ou já ocorreram a extração da bauxita. O café, que foi oferecido pela Companhia aos visitantes do estande, é resultado de um desses trabalhos, comprovando a compatibilidade da atividade de extração com a produção rural.
Próximo ao estande, também foram promovidas ações interativas com temas ambientais e oficinas com foco em meio ambiente e sustentabilidade, além de distribuição de mudas frutíferas e nativas da região, incentivando o plantio de árvores.
Autoridades e o grande público esteve visitando o Estande da CBA, para conferir os avanços tecnológicos em recuperação em áreas mineradas e alguns projetos exitosos.
Apoio ao Gastronomia na Serra
A CBA apoia o Gastronomia na Serra, projeto criado através do Programa Ecos da Mata, desenvolvido pela empresa na região entre 2011 e 2013, com a participação dos municípios. A iniciativa foi idealizada com o intuito de colaborar com a dinamização socioeconômica e ambiental da Zona da Mata, a partir do engajamento e do envolvimento de integrantes do poder público, setor privado e ONG´s.
Assessoria de imprensa - Ideia Comunicação Empresarial