Em 10/08/2017 às 17h31
Representantes dos municípios de Rosário da Limeira, Miraí, Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre fizeram parte do projeto Participação Comunitária, no mês de junho, fomentado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O objetivo era identificar os sonhos coletivos e transformar as relações entre as pessoas e as comunidades, além de proporcionar aos cidadãos uma experiência de mobilização comunitária. Após a primeira etapa do projeto, cada participante foi incentivado e apoiado a multiplicar o que aprendeu em sua cidade/distrito. Nos dias 05 e 06 de agosto, um grupo formado pelo projeto se mobilizou para mudar a realidade de Pirapanema, distrito de Muriaé.
O gerente da unidade da Zona da Mata da CBA, Christian Fonseca de Andrade, explica que o Participação Comunitária foi desenvolvido com a proposta de fortalecer as comunidades onde a Companhia está presente. "Durante sete dias, 20 a 26 de junho, 50 pessoas dessas quatro cidades descobriram, juntas, como realizar um sonho coletivo da comunidade. Agora elas foram incentivadas e apoiadas a replicarem essa experiência de mobilização", explica.
Após a formação no Participação Comunitária o grupo de Pirapanema se reuniu novamente e identificou quais eram os sonhos coletivos da comunidade. Ao todo, 38 pessoas participaram do mutirão para realização das melhorias, que incluíram: limpeza da entrada do distrito e proteção da área com cerca; limpeza e reparos no centro comunitário como pintura da quadra; construção de dois balanços e uma gangorra para as crianças; e paisagismo.
Jader Pedrosa, de 74 anos, integrou o Participação Comunitária desde o início e mobilizou moradores para realização dos sonhos. "Estou muito feliz com o resultado, é muito bom ver a nossa comunidade de Pirapanema se unir", disse. Além de Jader, outros adultos, jovens e crianças também se mobilizaram e participaram do mutirão. Agora, a comunidade quer dar continuidade ao projeto e levantar novos sonhos para colocar em prática.
Informações à imprensa: Ideia Comunicação Empresarial