08082017 - Muriaé sediou nesta, nesta terça-feira (8), importante Seminário sobre Gestão Pública, promovido pela Prefeitura em parceria com a Confederação Nacional de Municípios. O evento aconteceu no auditório do Memorial da Fundação Cristiano Varella, das 8h às 12h, e teve o objetivo central de capacitar prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais servidores públicos de áreas como saúde e educação representando várias cidades da região.
Na oportunidade, os palestrantes dissertaram sobre assuntos relacionados à administração pública, a fim de melhorar os serviços oferecidos à população e ao mesmo tempo atender à complexa legislação nacional sem cair em armadilhas por erros de desconhecimento e responder a processos ao Ministério Público.
Na oportunidade ficou claro que atualmente não somente o prefeito pode ser responsabilizado por erros administrativos intencionais ou não; em cada setor da administração pública seus secretários também assumem o passivo e são co-responsáveis por qualquer problema, seja de ordem financenra, serviços ou qualquer outro que venha a surgir durante determinada gestão.
O seminário ofereceu duas palestras aos participantes - a primeira, sobre 'Conquistas e Soluções para os Municípios', abordando questões como ISS, repatriação, precatórios, restos a pagar, royalties dentre outros assuntos de interesse em reduzir gastos e aumentar a receita de forma limpa e criteriosa.
A segunda palestra apresentou 'Soluções para Incremento de Receitas' agilizando os processos de trabalhos, formas de aumentar a eficiência, inclusive acompanhando as mudanças verticais de âmbito Federal, Estadual até chegar ao municipal.
Ao final do evento foi apresentado um sistema de software inovador criado pela prefeitura de Maringá/PR, bem sucedido e que pode ser disponibilizado sem custos para os municípios. Muriaé está em fase de estudos de implantação do novo sistema que promete agilizar o atendimento em saúde, reduzir retrabalho e despesas desnecessárias e aumentando a eficiência em cada unidade, em cada consulta médica, em cada atendimento onde também o paciente passa a ter acesso a informações e relatórios a respeito de sua saúde.
Eu, que sou farmacêutico, atuo na rede pública em Patrocínio do Muriaé, aprecio positivamente a proposta de implantação deste software, em todas as cidades, uma vez que ele é compativel com o Sigaf, sistema utilizado nas unidades de Farmácia de Todos no estado de Minas. O Sigaf tem uma gama enorme de informações da assistência farmacêutica relacionadas ao pacienrte que podem ser divididas com o novo sftware que também é compatível com o programa do Ministério da Saúde. Este útimo recebe informações dos municípios, mas, não contribui para a gestão da saúde do municipal. No software de Maringá, até mesmo o tempo de espera por consultas pode ser controlado de forma a atender melhor aos usuários so SUS.