Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/08/2017 às 08h31

A Farmácia Popular do Brasil fechou as portas em Muriaé

Segundo determinação do Ministério da Saúde, a partir de hoje as atividades das Unidades próprias da Farmácia Popular do Brasil  não existem mais. Em Muriaé, a Unidade que funcionou na Rua Cel. Adolfo Gusman também encera suas atividades nesta terça-feira (01/08/2017). Para continuar adquirindo medicamentos de GRAÇA os usuários deverão procurar as farmácias privadas que fazem parte do Programa AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o programa cobre 80% do país. São 34.910 farmácias cadastradas e, ao todo, 42 produtos oferecidos, 26 disponibilizados gratuitamente. Os demais têm descontos de até 90%.
image
O programa Aqui Tem Farmácia Popular, você encontra na FarmaVida em Muriaé, parceria do governo federal com farmácias privadas, continua funcionando normalmente. Em média, o programa beneficias 9,8 milhões de pessoas. Medicamentos contra a hipertensão, o diabetes e a asma representam cerca de 90% da demanda.

Com o atendimento direcionado para as conveniadas, modelo foi aprovado pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), formada por representantes dos estados, municípios e do governo federal. De acordo com Ricardo Barros, os estados e municípios receberão aumento no repasse anual da verba para a compra de remédios. "O valor passará de R$ 5,10 para R$ 5,58 na média por habitante", disse.

Atualmente, 4.481 municípios dispõem do serviço da Farmácia Popular. Com a nova medida, a expectativa é que mais 1.000 cidades sejam incluídas.




Gazeta de Muriaé
HPMAIS