Em 28/07/2017 às 18h11
28/07/2-17 - Cinquenta e dois (52) jovens muriaeenses foram selecionados pelo "Atitude Jovem", programa desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé com o objetivo de oferecer aos adolescentes oportunidades para o mercado de trabalho, desenvolvendo neles habilidades profissionais, aperfeiçoamento social, teórico, técnico e científico, aliado à formação educacional.
Firmado a partir de convênio entre a Prefeitura de Muriaé com a Secretaria de Estado de Educação, além da manutenção, a atual administração ampliou o programa, permitindo que mais de 50 jovens passassem a ser beneficiados em 2017. Os estagiários podem atuar em qualquer setor da administração municipal; órgãos públicos estaduais e; federais localizados em Muriaé. A jornada do estágio é de 20 horas semanais. Eles têm direito a receber uma bolsa de meio salário mínimo por mês, vale-transporte, seguro de vida e férias.
As jovens Fabíola Pires e Alexia Soares afirmam que o projeto é importante por oferecer oportunidades de aprendizado profissional. "No início do estágio era difícil, mas com o passar do tempo fui aprendendo sobre como era o serviço público na área contábil. Não aprendi somente as tarefas, mas também sobre ética, moral, respeito, companheirismo, como funciona a máquina pública e como se comunicar melhor. Está sendo incrível", relata Fabíola, que está no setor de Contabilidade da Prefeitura. O atual gestor de Juventude da Fundarte, Wesley Silva, participou do programa durante quatro anos e conta que a iniciativa abriu oportunidades para seu primeiro emprego. "Este programa me ensinou uma profissão, através de experiências em diversos setores. Além disso, consegui ter acesso a outros cargos e projetos, como a presidência do próprio Conselho, que hoje ocupo, e a participação em conferências", relata.
PROJETO ESTIMULA INSERÇÃO DE JOVENS EM MERCADO DE TRABALHO
Podem participar do projeto estudantes com idade mínima de 16 anos, matriculados e frequentes em instituições públicas de ensino médio, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, com renda de até meio salário mínimo. A escolha ocorre por meio de processo seletivo, a partir da média final obtida pelo jovem no primeiro ano do ensino médio, comprovada a partir de documento oficial emitido pela escola. Alunos de cursos técnicos também podem concorrer. Porém, para eles, o critério de seleção se baseia na nota obtida para ingressar no curso. O estágio tem validade de um ano. O jovem que inicia no programa quando está cursando o segundo ano do ensino médio, conseguindo manter suas notas, permanece até a conclusão do terceiro ano.