Responsável pela ligação da BR 356 e de bairros adjacentes à Avenida JK, especificamente ao Centro de Muriaé, a antiga Ponte da Casa de Saúde não resistiu às enchentes do ano de 2007. Após avaliar a situação, a Prefeitura, ciente da importância de se oferecer segurança em um trecho de grande movimentação, optou pela derrubada dos destroços e construção de uma nova ponte.
Alguns meses após um trabalho sério, que envolveu profissionais gabaritados, a Administração 2005-2008 entregou a Muriaé, na noite de 30 de junho, a Ponte José Clóvis Figueira de Aquino. Além da segurança, pensou-se também em comodidade e agilidade no trânsito, já que a nova obra, além de permitir passagem em mão dupla para os veículos, também tem passeios para bicicletas e para pedestres.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades diversas, entre elas, o prefeito José Braz, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastásia, o deputado estadual Bráulio Braz, vereadores, convidados, e familiares do homenageado, José Clóvis Figueira de Aquino, médico muriaeense, que dá nome à ponte. Um considerável número de populares também assistiu ao evento, demonstrando satisfação por ver um grande sonho dos cidadãos sendo realizado, uma obra de incontestável valor para o progresso do município.
Em seu pronunciamento, Antônio Augusto Anastásia lembrou a visita do governador Aécio Neves a Muriaé, quando algumas conquistas puderam ser obtidas, graças à parceria que vem sendo mantida entre o estado e o município: “É fundamental que todas as forças políticas estejam coesas em prol do desenvolvimento. O prefeito José Braz tem trabalhado muito em prol do município, buscando apoio em outras esferas políticas, no intuito de fazer uma Muriaé melhor. Isso é importante para percebermos que o progresso econômico e o desenvolvimento social devem ser baseados em relações de pacto, civilizadas e de alta indagação em política”, frisou o vice-governador de Minas Gerais.
Emocionado, Dr. Guilherme de Aquino, falou sobre a merecida homenagem prestada ao seu pai, que dá nome à grande obra. Nada mais justo, já que o Dr. José Clóvis (meu pai), falecido em 1995, foi um dos fundadores da Casa de Saúde Santa Lúcia, que há 34 anos presta serviços ao município e adjacências: “Ao longo de seus 37 anos de medicina, meu pai dedicou-se a todos, incondicionalmente, sem distinção, com respeito, cuidado e atenção aos enfermos. Sua habilidade e carisma na área de saúde fizeram dele referência máxima na medicina de Muriaé e região. Ele também tinha paixão pela política, pois estava sempre focado no bem-estar social. Em sua primeira candidatura, no ano de 1993, chegou ao Executivo Municipal como vice-prefeito”.
Para Dr. Guilherme, a nova Ponte da Casa de Saúde, além de ser mais uma obra monumental realizada pela atual Administração, irá configurar como o maior cartão de visitas para o centro econômico de Muriaé. Crescimento e desenvolvimento que, segundo o médico, devem continuar: “Com a vontade de nosso prefeito e com apoio dos governos estadual e federal, muito tem sido feito por nossa querida cidade. Hoje, vemos concluída mais uma marca eterna desta grande Administração Municipal, que com certeza, é a melhor que já tivemos em Muriaé. Obrigado a todos que estão presenciando este momento e, em especial, ao prefeito José Braz. Que Deus continue iluminando sua incansável vontade de fazer o nosso desenvolvimento. Muriaé ainda precisa muito do senhor!”, finalizou Dr. Guilherme.