Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/07/2017 às 16h51

Energisa Minas Gerais na XI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica

Campanha visa reduzir os números de acidentes e reforça ações contra as principais causas de acidentes por contato com a rede: construção e manutenção predial e ligação elétrica clandestina.

TÁ SEGURO, TÁ CONTROLADO. Este é tema da XI Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, que conta com a participação das empresas associadas à Abradee — Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A campanha 'Energia Elétrica com consciência' pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas em todo o país e visa reduzir os números de acidentes com a rede elétrica.

O número total de acidentes entre a população Brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo nos últimos anos.  Desde que começou a fazer o monitoramento, em 2001, a Abradee revela queda gradual, ano a ano, atingindo 26%. O percentual de ocorrências de maior gravidade, com episódios fatais, caiu mais ainda: 37% nos últimos 16 anos, sendo que, só do ano passado pra cá a redução foi de 9%. No total, foram registrados, em 2016, pelas distribuidoras 773 acidentes em todo o País (7 a menos do que em 2015).
image
Assim como nos anos anteriores, no País, o principal responsável pelas mortes ocasionadas pelo contato com a rede de energia é a construção/manutenção Predial, seguido, nessa ordem, por ligação elétrica clandestina, instalações de antena de TV, poda de árvore e pipa. Estes são os cinco temas abordados na XI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica.

Energisa Minas Gerais aderiu à Semana Nacional da Segurança, que começa nesta segunda-feira, 24 de julho, conscientizando a população sobre como utilizar a energia de forma segura, sem desperdícios, e sobre os riscos e perigos, a fim de evitar acidentes e salvar vidas.

Você que gosta de aproveitar tudo de bom que a energia elétrica pode oferecer, fique ligado nestas dicas de segurança, que fazem toda a diferença na sua vida: 

1.     Brinque sempre longe da rede elétrica

Solte pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol. Caso a pipa fique presa, nunca tente resgatá-la.

2.     Muito cuidado nas construções e reformas

Mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica. Principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arame. Consulte sempre um profissional capacitado ou a Energisa para realizar esse tipo de serviço.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS