21/07/2017/- Patrocínio do Muriaé, cidade da Zona da Mata Mineira com pouco mais de 6.000 habitantes, situada na divisa da região Norte Fluminense o estado do Rio de Janeiro lançou programa de Descarte Consciente de Medicamentos que atende à política pública de logística reversa de resíduos sólidos de saúde. O PRODESC - Programa de Descarte Consciente de Patrocíniodo Muriaé, foi idealizado pela acadêmica de farmácia Eludiane de Oliveira da UNIG e funcionária da Unidade FARMÁCIA de TODOS do município, e terá como co-orientadora a farmacêutica Dhyemila Montovani em parceria com outros acadêmicos de cursos da saúde da UNIG - Itaperuna (Daniel Oliveira e Graziela Martins); Michelle Arcanjo (Nutricionista do município), e o professor Cristiano Guilherme, coordenador acadêmico do Programa - UNIG) completando a equipe.
Farmacêutica Dhyemila explica os fundamentos e funcionamento do PRODESCVÍDEO: professor Cristiano (UNIG) fala da importância do Projeto, pessoas envolvidas e parceria com a prefeitura municipalA realização do projeto só foi possível depois do aval da administração municipal (2017-2020), na pessoa do então prefeito Dr. Paulo Aziz que abraçou a causa e apoia seu desenvolvimento como forma de prevenção de doenças e agravos devido ao mal uso do medicamento e também da redução dos danos ambientais causados pelo descarte inadequado de produtos de natureza química altamente poluente de mananciais de águas trazendo danos à flora e à fauna do seu município.
A reunião de lançamento do PRODESC (Programa de Descarte Consciente), de Patrocínio do Muriaé, foi realizada com presença de representantes dos vários setores da comunidade patrocinense, no dia 19 de julho, às 16 horas, na Academia da Saúde, situada na Rua Francisco Vilela, centro. Dentre os representantes estiveram presentes os vereadores (Jésus, Iedo, José maria e Dênia Veloso), secretários municipais (Viviane Simão, Rodolfo Dornelas, e Lusmar), profissionais da saúde do município (enfermeiras Elisângela e Rosane, farmacêuticos Fernando Amaral de Calais (Farmácia de Todos), Aparecida Vasconcelos (Drogaria Liga Farma), médico reumatologista Dr. Rodrigo), representantes de diversas denominações religiosas, representantes do comércio e indústria local, além de membros do diretório acadêmico da UNIG.
Sr. Carlos, representante do Laticínios Godan, empresa que mais gera empregos no município disse estar muito feliz com o programa de prevenção e combate à poluição, e que as portas de sua empresa estão abertas para a equipe do Prodesc e seu apoio será marcante.
O PROGRAMAO PRODESC é um projeto que tem como objetivo central a conscientização da população, através de educação continuada, quanto ao descarte consciente de medicamentos - vencidos ou não - que poderão ser reutilizados, obedecendo assim aos 3R da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Postos de descarte e coleta serão afixados em estabelecimentos parceiros; informativos serão distribuídos; agentes de saúde e acadêmicos da UNIG vão visitar os domicílios ne busca ativa de medicamentos vencidos e orientações; medicamentos não vencidos vão passar por triagem profissional e os que estiverem em condições serão doados para necessitados; medicamentos vencidos e embalagens serão segregados e enviados para destinação final conforme legislação vigente.
Moradora da cidade, Sra. Edith foi uma das primeiras a aderir ao programa entregando sobras de medicamentos à Eludiane Oliveira na Farmácia de Todos logo no dia seguinte ao lançamento do PRODESC.