Em uma recepção para lojistas, empresários e amantes do automobilismo a Recreio fez o lançamento do Gol geração 5 e mostrou para todos os presentes que este é um momento muito especial na vida de todos os colaboradores da Volkswagen (VW) do Brasil. Com linhas arrojadas a traseira do novo Gol lembra modelos da Audi e a frente é muito semelhante aos modelos Tiguan e o Passat além de alguns traços parecidos com o novo Golf nacional.
Na parte mecânica, o motor 1.0 é o mesmo do Gol atual, porém sofreu algumas mudanças, ficou aposentado o famoso AP vendido nas opções de 1.6 e 1.8 litros. Para substituí-lo, o modelo recebeu os motores EA-111 1.6 da linha Fox/Polo/Golf, de 103 cavalos de potência quando abastecido com álcool.
A expectativa de aceitação de mercado da VW no País, e principalmente em Muriaé, é muito grande, uma vez que a empresa apostou pesado no lançamento deste carro. É o que defende o gerente de vendas da Recreio, Ezequiel Silveira: “Ele é um carro totalmente novo. Com inovações no designer, estofamento, espaço interno, além de outros. É uma aposta que com certeza emplacará no mercado”, relatou.
Várias revistas especializadas no assunto retrataram essa semana o sucesso do lançamento deste novo modelo, afirmando que ele é robusto e eficiente como os das outras gerações, porém com uma nova roupagem, mas bem acabada e arrojada. Elas afirmam ainda que a montadora soube interpretar muito bem os desejos e as necessidades dos clientes.
A versão com 2 portas ficará limitada ao “G4&8243;. Os valores do carro líder de vendas em todo o Brasil ainda não foram divulgados, mas a VW assegura que eles ficarão na “mesma faixa” da atual geração: a partir de R$ 28.690 na versão 1.0 l com 4 portas e R$ 35.660 na Power 1.6 l também com 4 portas. Haverá ainda a intermediária 1.0 Trend. Todas terão pára-choques na cor da carroceria.
A plataforma do novo carro é a mesma PQ24 que serve Polo e Fox, mas com requintes extras. A suspensão dianteira e a coluna de direção vieram do novo Seat Ibiza, que estréia a PQ 25, a ser usada na futura geração do Polo.
A expectativa de sucesso para a aceitação do G5 não se restringe aos membros da VW e concessionárias, ele vem também dos apaixonados por automobilismo como é o caso de Aroldo do Espírito Santo, representante da Mecânica Souza Dias, que esteve no lançamento. “Ele traz inovações modernas, como o motor transversal, mudanças na suspensão, espaço interno e painel. Para mim o diferencial nesta linha de carros seria o Gol. Em relação aos concorrentes ele está bem à frente”, afirmou.
Os interessados em conhecer ou adquirir o Gol geração 5 devem se apressar, pois segundo estimativas do gerente, devido a grande procura, vai ser difícil garantir, pelo menos no início, carros para a pronta entrega. “Temos aqui alguns exemplares, mas por causa da grande demanda já estamos providenciando mais alguns na fábrica. Chegando num prazo máximo de 30 ou 60 dias”. Vale ressaltar que a Recreio Volkswagen já possui dois carros para que os clientes possam fazer o test drive.
O novo Gol é sem dúvida sinônimo de inovação, tecnologia e design, em respeito aos brasileiros, para o carro que conquistou o mercado nacional. Informações ainda dão conta que a versão sedan será lançada em outubro, com estréia prevista apara o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, sendo que o nome Voyage volta a ganhar força para batizar o modelo.