Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/07/2008 às 17h13

CRAS é inaugurado no Bairro Aeroporto

  Na última quinta-feira (26), a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou, no bairro Aeroporto, o prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), programa que oferece serviços diversos por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos à sua localização. O principal objetivo é promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.
  As ações do CRAS destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). Para tanto, conta uma equipe competente e bem treinada, que inclui coordenador, assistentes sociais, psicólogo, auxiliar administrativo e estagiários.
  Prestando um atendimento atual a cerca de 200 crianças dos bairros Napoleão, Florestal, União, Aeroporto, Cavalier e São José, o objetivo do programa é ir muito mais além, principalmente agora, com as novas instalações: “Queremos ampliar esse número para 500 crianças. Nós estamos tendo muito sucesso neste um ano e meio de funcionamento, as pessoas dos bairros têm gostado muito do nosso trabalho e estamos aqui é para isso mesmo, para ajudar às famílias carentes, oferecendo tudo o que pudermos, mas, principalmente o nosso carinho e a nossa solidariedade”, explicou Celeste Maria Nascimento, que faz parte da equipe do CRAS.
  Com um espaço amplo e moderno, o ambiente do CRAS oferece conforto aos membros da comunidade, para que eles possam expressar suas necessidades e opiniões, com espaço para atendimento individual, visando à privacidade, integridade e dignidade das famílias, seus membros e indivíduos. “Aqui funcionava antes uma escolhinha e agora vemos este excelente trabalho da atual Administração, com todo o empenho do prefeito José Braz. Temos também em funcionamento o Pró-Jovem, com oficinas diversas, como pintura em tecido e em madeira; além de atividades lúdicas para as crianças, com jogos de bola e peteca”, explica Celeste.
  Segundo ela, o local, que funciona das 07h30 às 17h, também oferece alimentação às crianças, através do Pró-Criança. Outros cursos de grande interesse são os de música, dança e teatro. A integração de projetos em um mesmo prédio tem por meta facilitar as condições de trabalho com as famílias, desenvolvendo ações e proporcionando oportunidades.
  O nome do prédio – João de Souza Flores – é uma homenagem a um morador do bairro Aeroporto, que trabalhou, durante anos, como mecânico do Rodoviário Líder, como lembrou, em seus agradecimentos, a filha do homenageado, Patrícia Passos: “Ele contribuiu de maneira humana e social para o bairro Aeroporto. Meu pai sempre dizia que devemos dar valor à nossa profissão, seja qual for o cargo que ocupamos, sempre tratando bem nossos colegas de trabalho. Foi um homem que aprendeu muito na escola da vida e deixou grandes ensinamentos. Eu agradeço à Prefeitura, na figura do prefeito José Braz, à Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem à frente, a Eveline, nossa companheira e parceira do bairro”, concluiu.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS