Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/07/2017 às 17h30

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE TEM COMO TEMA CENTRAL A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE EM MURIAÉ

Evento promovido pela Prefeitura debateu alternativas para resolver problema na saúde pública de Muriaé.

Profissionais da saúde se reuniram para discutir sobre um tema que tem sido cada vez mais recorrente na área: a judicialização da saúde. A VII Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura de Muriaé, aconteceu na última quarta-feira (12), no Teatro Zaccaria Marques. O evento debateu os impactos que a procura do Poder Judiciário pela população para obtenção de medicamentos ou tratamentos negados pelo SUS, tem provocado nos cofres públicos nos últimos anos, e também buscou soluções eficientes para a questão.

A primeira palestra foi ministrada pelo coordenador médico da Câmara Técnica de Saúde de Muriaé, o endocrinologista Cláudio Rogério de Oliveira. Ele explicou que o projeto da Câmara Técnica, criado pela Prefeitura e em funcionamento há um mês, analisa procedimentos relacionados ao SUS e à seleção, prescrição e distribuição de medicamentos, gerando um atendimento mais ágil aos muriaeenses e evitando a judicialização da saúde. O segundo tema, "Fortalecimento da atenção primária em conjunto com a Vigilância Sanitária", foi apresentado pela mestra em Saúde Coletiva, Fabiana de Souza.

Ao final do evento, os grupos votaram as propostas que serão referência para a formação do Plano Municipal de Saúde, documento que vai direcionar as ações na saúde pública de Muriaé.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS