O Espaço Cultural Del Rey viveu uma noite de muita alegria em mais uma edição da tradicional Festa Junina da Escola São Paulo, reunindo todos os segmentos da instituição, com participação maciça de pais, familiares e convidados. “O objetivo maior, além de resgatar a riqueza da cultura folclórica brasileira, é sem dúvida, esta presença marcante da comunidade”, comentou uma das organizadoras do evento, Márcia Murta.
A festa, que também contou com a colaboração de Rosalva, mais uma componente do Setor Pedagógico da Escola São Paulo, foi realizada na sexta-feira (13), e teve uma belíssima decoração, sob a ótica da criatividade, dedicação e bagagem cultural de várias idéias, até então dignificada pelo corpo docente e alunos, tão bem orientados e preparados para o êxito daquele dia especial.
Com uma programação rica e bem elaborada, a Festa Junina deste ano ofereceu aos presentes opções diversas, como danças, quadrilhas e, é claro, barraquinhas e cantina, valorizando ainda mais os costumes do caipira-cidadão.
Em seus agradecimentos, o diretor da Escola São Paulo, José Nicodemos Couto, ressaltou que aquele era um momento muito especial, pois era voltado para o entretenimento e para a alegria, através de mais um encontro sócio-cultural entre a família e a escola. “Gostaria de agradecer a presença de todos e também aos pais que nos ajudaram nessa festa e aos professores. A Escola está completando 95 anos e no próximo dia 04 de julho, teremos a festa das turmas maiores, em sua 32ª edição. Nós contamos com a presença de todos vocês!”, convidou o diretor.
Na seqüência, a professora Andréia Lúcia apresentou as atrações, começando pelo Casamento no Arraiá e pela quadrilha, sob organização da professora Nara. A seguir, Tia Poliana entrou em cena com sua turma do Maternal que encantou a todos. Já as tias Carla e Ana Cristina, ao lado do 1º período, relembraram a figura do Bumba-meu-boi, figura ímpar do folclore brasileiro. O 2º ano também fez bonito, mostrando que tia Rachel preparou bem a turma para a dança do “Engenho Novo”.
Os aplausos foram muitos e a festa, como de costume, continuou na maior animação, principalmente quando as professoras Luciana e Andréia Guarçoni apresentaram as danças dos 2º e 3º anos. Tia Rosalva e professor Jário continuaram com a tradição das quadrilhas, apresentando a turma do 6º ano. Na seqüência da Festança o 4º ano, da professora Sônia, embelezou ainda mais a noite com uma Dança Típica, seguidos pelo 5º ano das professoras Heloísa e Marluce.
No encerramento, mais uma quadrilha, cheia de graça e beleza, dos alunos do 7º ano, sob orientação da Tia Rosalva, responsável pela coreografia, com destaque para a animação do professor Baldanza. E para fechar a Festa do São Paulo com chave de ouro, o arraiá pegou fogo com a participação especial da Quadrilha do Bairro Santa Terezinha, sob coordenação de Shirley, deixando transparente o espírito de integração e enriquecendo, ainda mais, o processo educacional pregado pela instituição.
Para a professora do 1º ano do Ensino Fundamental, Mara Lucia dos Reis Dornelas, o sucesso da Festa Junina deve-se, em especial, à parceria entre a escola e as famílias dos alunos: “É uma festa sempre alegre e sempre contamos com o apoio dos pais, as crianças vêm belíssimas. A escola também disponibiliza tudo o que é possível para o sucesso deste dia”, frisou. Participando pela segunda vez do evento, a mãe Flávia Gabetto Silva, destacou: “Acho muito válido este momento porque promove a interação entre as crianças; as que são mais tímidas têm a oportunidade de se soltarem, além de haver muita harmonia entre os alunos”.
De acordo com Márcia Murta, as festas juninas, além da alegria que promovem nas escolas, destacam-se como momentos para o cultivo de valores, promoção de encontros, abraços entre amigos e de celebração da vida. “Eventos como esse, numa multiplicidade de ações, vêm comprovar que é possível promover a harmonia entre as pessoas, tornando-as mais solidárias e felizes no exercício da plena cidadania”, completou.