Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 09/06/2017 às 10h10

Detentos de Muriaé participam de curso de mecânica de automóveis

Prefeitura, em parceria com Fiemg e Sesi/Senai e Penitenciária, promove reinserção no mercado de trabalho após cumprimento de penas. 

Com o objetivo de capacitar detentos, qualificando-os para ingressarem no mercado de trabalho após cumprirem suas penas, a Prefeitura de Muriaé trouxe o curso de Mecânica Básica de Automóveis para presidiários da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior. A iniciativa aconteceu em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Escola Móvel do Sesi/Senai, com aula inaugural realizada na manhã de quinta-feira (8), no pátio da unidade prisional.

O curso, com duas turmas de 15 participantes em cada - todos selecionados por histórico de bom comportamento - se estende por 20 dias, encerrando-se em 7 de julho. Ao todo serão 80 horas-aula, divididas entre conteúdo teórico e prático. Para o detento O.R.T., a ação motiva os presidiários a cumprirem suas penas corretamente. "Oportunidades assim são importantes para quando estivermos novamente em liberdade. É a nossa chance de ter um diploma e ganhar conhecimento para trabalhar, talvez até mesmo por conta própria", comemora.


O curso será totalmente realizado na oficina já existente dentro da própria penitenciária, espaço que foi ampliado por tendas instaladas pela Prefeitura para as aulas práticas. De acordo com o prefeito Grego, a ideia é buscar, junto aos parceiros, novos cursos destinados à ressocialização de detentos. "Agradecemos pela sensibilidade do diretor da Fiemg, Francisco Campolina, de possibilitar que Muriaé tenha sido uma das primeiras cidades mineiras a receber um curso para ser aplicado dentro do sistema prisional. Promovendo a qualificação da mão-de-obra e capacitando pessoas, conseguiremos construir um novo caminho com oportunidades para todos", afirma.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS