Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/06/2008 às 14h52

Pró-Letramento do MEC chega a Muriaé

  Possibilitar subsídios teóricos que capacitem o professor a promover um melhor desempenho dos alunos em disciplinas críticas, ou seja, aquelas em que existem maiores dificuldades de aprendizado, como alfabetização, linguagem e matemática. Esta é a meta do Pró-Letramento, um programa de capacitação do MEC que será oferecido aos docentes do ensino fundamental.
  O programa foi apresentado na quarta-feira (18), durante uma reunião promovida na Fundarte, com presença da Chefe de Divisão do Ensino Fundamental de Ponte Nova, Bárbara Lima Giardini, e de representantes dos 14 municípios sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino.
  A realização deste encontro em Muriaé explica-se pela posição da cidade, ao lado de Manhuaçu e Carangola, como Coordenadoria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (UNDIME), da qual Ponte Nova é vice-presidente. “Como vice-presidente, Ponte Nova vem a Muriaé para falar do Pró-Letramento, um programa do MEC em parceria com uma rede de 19 universidades da rede nacional. Em Minas, teremos a parceria da UFMG, atuando em Alfabetização e Linguagem, e da UFRJ, trabalhando a Matemática”, explicou Bárbara Giardini.
  O Pró-Letramento será ministrado na modalidade semi-presencial, à distância. O município irá receber tutores das universidades para capacitar os professores-cursistas. Por sua vez, estes também poderão se tornar novos capacitadores. “É um importante momento para o professor capacitar-se e trocar experiência com outros municípios e professores dentro dessa rede de formação continuada, visando à melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem dos alunos”, completou a Chefe de Divisão do Ensino Fundamental de Ponte Nova.
  Segundo a coordenadora da Assessoria de Gerenciamento de Ações Pedagógicas, Beatriz Dornelas, o Pró-Letramento vem ao encontro do programa “Alfabetização - prioridade máxima no Município de Muriaé”, que já tem trazido grandes benefícios para a educação: “Esta é uma oportunidade única para que nossos professores tenham embasamento teórico e pedagógico, preocupando-se, também com a educação continuada. Já capacitamos nossos pedagogos e diretores para darem ciência da importância desse programa e sensibilizarem nossos professores a participarem”.
  A adesão ao Pró-Letramento é voluntária. Em Muriaé, até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 120 profissionais já estão inscritos no programa.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS