O Projeto Esperança continua desenvolvendo suas atividades à todo vapor e já alguns anos colhe bons frutos, fazendo brilhar para muitas crianças a luz da expectativa de um futuro mais promissor. Embora encontre sempre alguns colaboradores, a Escolinha de Futebol Esperança se depara também com grandes obstáculos, nem sempre fáceis de serem batidos, mas a luta, a garra e a perseverança são quesitos que o orientador Clóves Janunzi não abre mão. O problema relacionado ao espaço para realização dos treinos foi parcialmente resolvido. Hoje a criançada treina no campo do bairro São José, espaço este que não oferece condições, mas no momento é o que se tem e, como diz o velho ditado “quem não tem cão, caça com gato”.
Mas o incansável Clovinho, todos sábados pela manhã está lá, instruindo seus poucos mais de 70 atletas, tarefa complicada, mas que ele realiza com muito amor e prazer. Passo a passo e, às vezes até com algumas broncas, ele vai mostrando para cada criança, não só como se pratica o bom futebol, mas também dá lições de comportamento, de espírito desportista, de boa conduta, de saber respeitar seus companheiros e adversários, deixando bem claro que o futebol é uma porta para novas amizades e que as diferenças, que logicamente existem, ficam acorrentadas dentro das 4 linhas.
Neste espírito altamente desportista, as crianças vão aprendendo as lições e estes proveitos são levados para o dia a dia, é o que nos conta um dos integrantes da escolinha. “Meu nome é Breno, tenho 12 anos e gosto muito de participar da escolinha; aqui é muito bom e a gente aprende muita coisa”. Disse.
Para Clovinho, é isto que o estimula a continuar trabalhando para que através deste trabalho, muitas crianças possam se beneficiar.