13/05/17 - O sábado dia 13 de maio foi marcado por mais uma campanha nacional de vacinação contra Gripe. Mais de 30 mil postos de vacinação funcionaram em todo o país. A vacina de 2017 protege contra três tipos de virus e não causa gripe e aqueles que estão no grupo de risco devem se vacinar. A Campanha de 2017 continua até dia 26 de maio.
Devem tomar a vacina: idosos, crianças menores de 5 anos e com o mínimo de seis meses de idade, gestantes e mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias. A campanha inclui ainda os trabalhadores da saúde, presidiários, índios, portadores de doenças crônicas e professores.
Nossa repoprtagem esteve em dus Unidades de Saúde de Muriaé: bairro Santo Antônio, onde o movimento até às 10h da manhã ainda era pequeno com pouco mais de 30 pessoas vacinadas e no bairro do Porto onde o movimento era um po0uco maior com pouco mais de 50 vacinas aplicadas. Segundo Ana Paula da UBS Porto, ao todo foram vacinados mais de 500 pessoas no bairro, inclusive aqueles que estão acamados e recebem os agentes em casa.
A vacina, que é recomendada pela Organização Mundial de Saúde, protege contra três tipos de vírus. Não causa gripe e começa a fazer efeito depois de duas semanas. Quem toma ainda pode evitar as complicações da doença.