A Polícia Civil de Leopoldina, investiga a participação de um jovem de 18 anos, morador da cidade, no jogo Baleia Azul, brincadeira macabra que incentiva as pessoas a tirarem a própria vida.
Segundo a corporação, a mãe do garoto procurou a polícia em 13 de abril informando que o filho estava participando do jogo e que ele tinha alguns cortes no braço. O boletim de ocorrência gerado pela mulher dá conta de que os cortes reproduzem a imagem de uma baleia e que eles teriam sido feitos com a ajuda de uma colega de sala do filho, que o incentivou a entrar no game.
O jogo prevê o cumprimento de 50 tarefas, que incentivam a automutilação e também colocam a vida em risco, sendo que uma delas é a pessoa desenhar uma baleia no próprio braço com objetos cortantes. O desafio derradeiro é cometer o suicídio.
De acordo com o delegado André Lima, o jovem será ouvido na semana que vem, assim como a colega de sala que teria incentivado o rapaz a participar do jogo. O delegado vai apurar quais ações ocorreram dentro do game, se a vítima foi induzida a entrar na brincadeira e se sofreu algum tipo de ameaça.
O policial explicou, via assessoria de imprensa, que nesses casos o que pode dificultar as apurações é o fato de que a própria vítima costuma não colaborar com as investigações e há também a possibilidade de possíveis ameaças inibirem o jovem a passar qualquer informação.