17/04/17 - O Grupo folclórico Mineiro Pau é presença garantida todos os anos no Micareme de Barão do Monte Alto e a cada ano conquista mais participantes que animam a festa com suas músicas e danças típicas da cultura mineira. O evento teve barracas com comidas diversas, e feira de produtor regionais. Moradores e turistas se divertiram nos dias 15 e 16 de abril -sábado e domingo - com as apresentações do grupo Parangolé; Banda Marofagy e; Cristiano Banni & Daniel.
Mineiro-pau é uma dança executada por homens, adultos e crianças, cada um leva um ou dois bastões de madeira. Desenvolvida em círculo ou em fileiras que se defrontam, os dançarinos, voltados de frente para o seu par, realizam uma coreografi atotalmente marcada pelas batidas dos bastões no chão. Sempre em compasso quaternário, o tempo forte musical é marcado com batida dos bastões no chão. A variedade na forma de bater os restantes três tempos é que dá nomes específicos às partes: "Batida de três","Batida de quatro", "Batida cruzada", "Batida no alto", "Batida embaixo" etc. Muitos grupos têm como parte integrante o Boi Pintadinho (RJ) ou o Boi-lé (MG), com seus principais personagens: a Mulinha, o Jaguará, o Boi, os Cabeções. Também recebe a denominação de Bate-Pau-Mineiro.
É considerada uma dança guerreira por causa do bastão que simboliza arma de ataque e defesa em simulações de combate. O mineiro-pau é dançada na Zona da Mata Mineira. Em Barão do Monte Alto sua data marcante é a semana Santa.